Câmara de Fortaleza celebra o Dia do Desporto Universitário

09/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal homenageou, por iniciativa do vereador, Júlio Brizzi, representantes de instituições de ensino superior de Fortaleza, que se destacam pelo apoio aos atletas universitários

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta terça-feira, 9, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem ao Dia do Desporto Universitário, comemorado no Brasil, no dia 9 de agosto e, no resto do mundo, em 20 de setembro. Na ocasião, representantes de centros universitários da Capital Cearense receberam certificados de reconhecimento pela dedicação e investimento nos atletas universitários. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da homenagem, vereador Júlio Brizzi (PDT), em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT).

Propositor da solenidade, o vereador Júlio Brizzi enalteceu os atletas das universidades de Fortaleza e ressaltou a necessidade de apoiá-los para que continuem se destacando como atletas de alto rendimento por onde forem. “Aqui, em Fortaleza, temos um histórico, uma tradição, no desporto universitário. Formar os atletas, dar oportunidade. Nossos atletas são referência nos Jogos Universitários Brasileiro. Atletas formados em universidades e que depois vão para clubes, vão jogar fora, em outros estados, fazem do esporte sua profissão, viram atletas de alto rendimento. Então, o desporto universitário tem que ser comemorado, festejado, respeitado e apoiado.”

Representando os homenageados da noite, o reitor da Universidade de Fortaleza, professor Randal Pompeu destacou o esporte como colaborativo na formação superior dos atletas universitários e os resultados surpreendentes obtidos pelos atletas com o apoio da universidade. “O esporte completa o ensino universitário. A universidade está sempre incentivando a participação dos alunos, nos jogos, nas competições. É uma maneira de interagir, de mostrar o que se faz na universidade e, os resultados, são sempre surpreendentes.”

Vereador Júlio Brizzi (PDT), Reitor Randal Pompeu e o presidente da FUCE, Edson Bolivar

Participaram, também, da cerimônia, o deputado estadual, Cláudio Pinho; o presidente da FUCE, Edson Bolivar; o vice-presidente executivo da CBDU, Alim Maluf Neto; o profissional de Educação Física, ex-técnico de futsal da Seleção Cearense Universitária e conselheiro do CREF, Dionísio Leonel Alencar e o ex-vereador de Fortaleza, Idalmir Feitosa.

Dia do Esporte Universitário

Comemorado no Brasil, em 9 de agosto e no mundo inteiro, no dia 20 de setembro, a data comemorativa tem como objetivo ressaltar a importância da difusão do esporte nas universidades visando a evolução da qualidade de vida dos jovens pelo mundo e a propagação dos valores do esporte.

Foto: André Lima