Câmara abre inscrição para seminário sobre inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho

09/04/2024 - Rochelle Nogueira

O seminário acontece dia 26 de abril, das 14h às 18h, no auditório do anexo da Câmara Municipal de Fortaleza. O evento é direcionado aos profissionais de RH e pessoas que tenham interesse no tema.

No próximo dia 26 de abril, a Câmara Municipal de Fortaleza sediará um seminário com abordagem para o tema “Inclusão no Mercado de Trabalho: as pessoas autistas e a cultura organizacional”. O evento propõe abordar questões fundamentais para a promoção da inclusão e diversidade nas empresas, especialmente no que diz respeito às pessoas autistas.

>> Clique aqui e faça sua inscrição. 👉 LINK DE INSCRIÇÃO

O seminário, que acontecerá das 14h às 18h no Auditório do prédio anexo da Câmara Municipal de Fortaleza, promoverá debates e reflexões sobre diversos aspectos relacionados à inclusão. Entre os temas que serão discutidos, destacam-se: que é o autismo e o porquê de tantos diagnósticos; a importância da segurança psicológica na inclusão e diversidade; a diferença entre inclusão e acessibilidade; a responsabilidade social no contexto da diversidade e inclusão; os paradoxos enfrentados no processo de inclusão; e as soluções para promover a inclusão.

O evento contará com a participação de profissionais renomados em suas áreas de atuação. Entre os palestrantes confirmados estão Vivianne Mota, psicóloga; Marcio Roberto, pesquisador e professor; Patrícia Moura, especialista em Educação Corporativa e Savio Mota, assessor técnico da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Fortaleza.

“Costumamos ter, muitas vezes, uma abordagem centrada no desenvolvimento das crianças neurodiversas, autistas; o que será, obviamente, sempre relevante. Mas a vida de quem está no Espectro vai muito além disso. Todas as pessoas tendem, de maneira geral, a enfrentarem desafios à sua empregabilidade quando chegam na fase de jovem e adulto, mas conosco, autistas, isso pode ser decisivo para garantir uma vida emancipada e melhor. Está claro que o desenvolvimento do sujeito neurodiverso no trabalho, qualquer que seja o nível de suporte que falemos, poderia ser realmente mais qualificado, resultando seja em benefício do próprio indivíduo, seja das organizações e da sociedade como um todo. Esse é o sentido da proposta do seminário, levar a inclusão efetiva à luz da discussão, inclusive trazendo profissionais autistas para o momento. E isso em face ao debate de interesse público, que faz parte do propósito maior de todo Legislativo; daí a importância de abrirmos espaço para inscrições de mais pessoas além de profissionais de RH. Para estes, há uma reserva maior de vagas, pois temos preparado aspectos técnicos e instrumentais para que tenham a oportunidade de entender como efetivamente ir além do debatido e praticar a inclusão ativa”, considerou Sávio Mota, assessor técnico da EPFOR e pessoa autista.

Sobre o curso

As vagas para o seminário serão destinadas aos profissionais de Recursos Humanos com a disposição de 40 vagas e 20 vagas para o público em geral. O evento é uma iniciativa a todos que tenham interesse em contribuir para a promoção da inclusão e diversidade nas organizações.

O seminário promete ser um espaço de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre a importância da inclusão das pessoas autistas no mercado de trabalho, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Serviço:

  • Seminário: Inclusão no Mercado de Trabalho: as pessoas autistas e a cultura organizacional”
  • Onde: auditório do prédio anexo da Câmara Municipal de Fortaleza
  • Quando: 26 de abril
  • Horário: 14h às 18h
  • Carga horária: 4h/a
  • Público: Profissionais de RH e público em geral com interesse na temática

Além das discussões e palestras, o evento propõe uma ação solidária com a arrecadação de doações de produtos de limpeza e higiene pessoal para a Casa da Esperança. Embora não seja obrigatória, a iniciativa fortalece o compromisso social dos participantes com a comunidade.

Foto: Zerosa Filho.