Escola Roberto Cláudio visita o Legislativo na ação “Escola vai à Câmara”

08/04/2024 - Rochelle Nogueira

A Escola selecionada trouxe os estudantes para vivenciar um dia como vereador na Câmara Municipal de Fortaleza

Os estudantes da Escola Reitor Roberto Cláudio Frota Bezerra, do 6º ao 9º ano, localizado no bairro Parque Dois Irmãos, visitaram a Câmara Municipal de Fortaleza na tarde desta segunda-feira (16), como finalização da atividade “A Escola vai à Câmara”, ação do projeto Político Eu!?!.

Fruto da parceria entre a Casa Legislativa e a Fundação Demócrito Rocha, essa é a segunda escola a visitar às dependências da CMFor, na 2ª edição do projeto. Os estudantes conheceram as instalações de diversos setores, o funcionamento da Casa, serviços ofertados pela Central da Cidadania, Ouvidoria, Direitos Humanos, Complexo das Comissões e as dependências da Comunicação.

Marina Nunes Martins, presidente da Mesa Diretora, reforçou que a experiência é válida, pois a visitação à Câmara vai além da sala de aula. “Estou muito animada pois é uma experiência totalmente diferente do que eu já tive. A gente abriu os debates e eu amo os debates. Eu gosto muito porque a gente foge um pouco da mesmice de só aula toda hora e assim a gente além de conhecer, além de estudar, aprender, a gente está se divertindo. Então eu acho super legal isso da escola, de transformar nós mesmos em protagonistas”, comentou a aluna reforçando que o projeto apresentado reforça o pedido da comunidade em transformar o espaço em uma praça.

O professor de Geografia, Francisco Amisterdam, incentivador das turmas, escreveu o projeto em conjunto com os alunos com a finalidade de melhorar o entorno que vem servindo para acúmulo de lixo. “Ao redor da escola existe uma área verde e ela é utilizada para acúmulo de lixo. Então, a gente escreveu esse projeto para que aquela área seja destinada a um parque urbano com equipamentos de esporte, de lazer, ou seja, de requalificação. Desde o ano passado, quando a escola foi entrega, a gente já percebeu a necessidade de dar um destino melhor a esse local. A gente reuniu os alunos que estavam interessados em fazer esse projeto, em debater com a viabilidade e algumas reuniões”, comentou.

Também esteve presente no encontro a coordenadora do projeto Escola vai à Câmara, Paula Vieira. Ela destacou que a Escola Roberto Cláudio, escola do bairro Parque Dois Irmãos, vem apresentando um projeto interessante com a solicitação de um parque próximo, um parque vivo, que visa melhorar a vida da comunidade. “Após essa visitação à Câmara, vai ser montado um webinário, um produto, participações de podcast com esses estudantes. Ainda temos 9 escolas a visitar”, concluiu a coordenadora.

>> O projeto foi levado ao plenário onde foi debatido e aprovado pelos estudantes.

Vale lembrar que ao todo foram 12 escolas selecionadas para essa ação. Para participar do concurso, além de inscrição por meio do formulário do site, foi necessária a submissão de um projeto de lei desenvolvido pelos alunos da escola, com a orientação de um “professor-consultor” escolhido pela própria escola ou pelos alunos.

Fortaleza, CE. 08.04.2024: Visita de alunos do Projeto "Político, Eu?!" EMTI Reitor Roberto Cláudio Frota Bezerra na Câmara Municipal de Fortaleza. (Foto: Mateus Dantas / CMFOR)

Foto: Mateus Dantas