Câmara de Fortaleza celebra o Dia do Jornalista

08/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal homenageou jornalistas que se destacam por apurar fatos e levar as informações de maneira imparcial e ética

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta segunda-feira, 8, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em comemoração ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. Na ocasião, representantes da categoria receberam certificados de reconhecimento pela responsabilidade e ética, com que levam as notícias ao público. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da homenagem vereador Júlio Brizzi (PDT), em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT).

Propositor da solenidade, o vereador Júlio Brizzi enalteceu os homenageados da noite e a relevância desses profissionais no combate às notícias falsas. “Com o vereador Lúcio Bruno e com o vereador Doutor Vicente, homenageamos hoje, pessoas importantíssimas, que representam os outros jornalistas e o jornalismo de Fortaleza. O Jornalista formado, juramentado, que tem a ética profissional, tem a obrigação de levar a informação correta, verificada, checada, de forma que as pessoas tenham a informação correta, verdadeira. Essa Sessão solene fica ainda mais importante, pelo momento que a gente passa, de combater as fake News.”

Coautor da proposição ao lado dos vereadores Júlio Brizzi e Doutor Vicente (PT), o vereador Lúcio Bruno (PDT) destacou a importância do jornalista para a sociedade e para a democracia. “O jornalista é uma das profissões mais importantes, que eu vejo, na democracia. São aquelas pessoas que levam informação, conhecimento. O jornalista adentra as casas das pessoas pelos vários meios de comunicação, rádio, televisão, jornal escrito, redes sociais. Então a função do jornalista é muito importante para a sociedade, principalmente, para a democracia.”

Integrante da mesa diretora da solenidade, a vereadora Anna Karina (PSOL) ressaltou a homenagem como propícia, pelo momento em que vive os brasileiros. “É uma categoria que tem levado a verdade à muita gente. É uma homenagem importante, não só pelo Dia do Jornalista, mas por tudo que a gente está vivendo, no nosso país.”

Representando os homenageados da noite, a jornalista Inês Aparecida Coelho falou sobre a continuidade do jornalismo, em meio a boatos sobre o seu fim. “É sempre muito bom recebermos homenagem. De uns tempos para cá, as pessoas têm dito que o jornalismo acabou, que jornalista não tem mais valor. Eu sou totalmente contrária a isso. Eu acho que o bom jornalismo não acabou e nem vai acabar. O bom jornalismo não acaba. O Jornalismo é importante, o jornalismo e o jornalista.”

Vereador Júlio Brizzi (PDT, Jornalista Inês Coelho e vereador Lúcio Bruno (PDT)

Jornalista da Câmara Municipal de Fortaleza e homenageado, Paulo Sérgio Cordeiro compartilhou o reconhecimento com os colegas de profissão e destacou o jornalismo como meio para a civilidade. “Eu compartilho esse reconhecimento com todos aqueles que formaram equipe comigo, no rádio e na televisão, inclusive, atualmente, a todos que fazem a TV Câmara Fortaleza e todos da comunicação, aqui, da Câmara. É uma noite de homenagem ao jornalismo verdadeiro, que trabalha buscando objetivamente colaborar com a evolução civilizacional da humanidade.”

Jornalista Paulo Sérgio Cordeiro homenageado no Plenário Fausto Arruda da CMFor

Participaram ainda da Sessão Solene, o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Tarcísio Aquino; o conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Salomão de Castro e Silva Moura Brasil Filho e o presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Helly Ellery Pinheiro Filho.

O Dia do Jornalista

Celebrada anualmente em 7 de abril, a data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Batista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Foto: Zerosa Filho