Câmara de Fortaleza celebra o Dia Municipal de Conscientização do Autismo

05/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal homenageou autistas e representantes de movimentos a favor das pessoas com TEA, por iniciativa do vereador, Márcio Martins

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta sexta-feira, 5, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em comemoração ao Dia Municipal de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. Na ocasião, representantes de Instituições e movimentos em prol dos autistas receberam certificados de reconhecimento pelo empenho e dedicação, em prol das pessoas com o Transtorno. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da homenagem e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), vereador Márcio Martins (SD), em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT). 

Propositor da solenidade, o vereador Márcio Martins destacou a relevância de se enaltecer o empenho dos homenageados da noite em prol dos autistas e destacar que estão fazendo o que é certo. “A Sessão solene, de forma muito simplificada, é a Câmara Municipal dizendo para um grupo de pessoas: vocês estão no caminho correto. Só quem tem um autista na família sabe as dificuldades que tem, é na saúde, na educação, na convivência como um todo. Por isso, temos que estimular as pessoas que estão sendo homenageadas aqui, hoje, para que elas tenham a certeza de que estão fazendo o correto.” 

Vereador Márcio Martins ladeado por Kellyane Chaves e Edlainy Christina, apresentando a Cartilha BPC Autistas

Representando os homenageados da noite, o estudante Carlos Eduardo Norões Milfont (Cadu) falou do sonho de se tornar um advogado para lutar por autistas, em especial por aqueles que sofrem pelo abandono do pai, como foi o seu caso, por ter o TEA. “Meu sonho é ser advogado. Eu me imagino aqui, na Câmara, dando uma entrevista novamente sobre o autismo. Dentro do direito, quero atuar nos casos familiares, fui renegado por meu pai por ter autismo e é uma coisa que dói muito e eu espero muito, um dia, poder ajudar pessoas que sofrem o mesmo.” 

O estudante Carlos Eduardo Milfont discursou no parlamento, em nome dos homenageados

Além do vereador Márcio Martins e do estudante Cadu, participaram da Sessão Solene, o deputado estadual, Sargento Reginauro; o promotor de Justiça, Eneas Romero de Vasconcelos; o presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner; a presidente da Pintando 7 azul, Kellyane Chaves e a presidente do TEAPOIO, Edlainy Christina de Sousa Gomes. 

Transtorno do Espectro Autista (TEA) 

O TEA se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.   

O Transtorno começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida. 

Indivíduos com TEA frequentemente apresentam outras condições concomitantes, incluindo epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O nível de funcionamento intelectual em indivíduos com o Transtorno é extremamente variável, estendendo-se de comprometimento profundo até níveis superiores. 

Foto: Érika Fonseca