CMFor realiza solenidade de homenagem aos 40 anos do Colégio Maria Ester

04/04/2024 - Ana Clara Cabral

Na ocasião, também foi feita a entrega do título de cidadã de Fortaleza à diretora e professora Maria de Fátima Lemos Pereira Cândido.

Na noite desta quarta-feira (3), a Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene em homenagem aos 40 anos do colégio Maria Ester, solicitado pelo vereador Danilo Lopes (Avante), através do requerimento nº 830/24.

Além do propositor da homenagem, a ocasião contou com a participação do vereador Didi Mangueira (PDT), do ex-governador do estado do Ceará, Gonzaga Mota; do assessor especial para assuntos municipais do estado do Ceará e membro da Academia Fortalezense de Letras, Artur Bruno; o deputado estadual, Oriel Filho; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel; Padre Manoel Lemos Amorim; diretora do Colégio Maria Ester, Lindete de Paula Lemos; vice-presidente do sindicato dos estabelecimentos de educação e ensino da livre iniciativa do estado do Ceará, Andréa Nogueira; e da presidente da Academia Lavrense de Letras, Cristina Couto.

O Colégio Maria Ester foi fundado em 1984 pelo casal Francisco das Chagas Cândido de Oliveira e Maria de Fátima Lemos Pereira Cândido. Tem como filosofia a formação do homem como um todo, dentro dos princípios cristãos. Uma visão de educação baseada na teoria de Paulo Freire, em que o aluno questiona a realidade e se posiciona como sujeito desta realidade.

A Direção da escola reforça seus compromissos a partir de uma gestão participativa e aberta ao diálogo, realizando todas as suas ações de forma profissional e transparente, por acreditar que o alto nível de qualidade de seus serviços náo poderia ser oferecido à sociedade sem o envolvimento e a participação de pais, alunos, professores, funcionários e comunidade.

É baseado nestes princípios que a direção da escola vem desenvolvendo seus sistemas de gestão em consonância com as exigências profissionais, legais e técnicas. Um projeto que reforça a proposta, intitulado ‘Discutindo a educação com a família.”, convoca os pais e mães para participarem do processo escolar, através do debate de temas relativos à formação do aluno e à participação da escola e da própria família nesse processo.

Entrega do título de cidadão Honorário de Fortaleza à Maria de Fátima Lemos Pereira Cândido

Por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 151 de 2023, de autoria do vereador Danilo Lopes (Avante), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadã de Fortaleza à Maria de Fátima Lemos Pereira Cândido, à fundadora e diretora do Colégio Maria Ester.

“Uma guerreira que veio de Lavras da Mangabeira, arregaçou as mangas e se propôs a oferecer um ensino de qualidade nos locais mais distantes e começou o Colégio Maria Ester. O empreendedorismo, através da Educação, de alguém que nasceu para ser professora. Quando a gente fala de educação com a senhora, a gente vê o brilho nos olhos”, disse o vereador Danilo Lopes (Avante) ao justificar a homenagem.

Ada Pimentel concordou com o reconhecimento obtido pela Câmara Municipal: “Maria Ester é uma escola simbolicamente sem muros, vocacionada para bem-educar. Não se retém em apenas preparar alunos, mas com a diversidade de alunos quem tem, em todos os aspectos desenvolvidos, naturalmente poderão modificar a comunidade. A carência de centro comunitário da região, sua escola supriu a necessidade abrindo as portas aos anseios da comunidade”.

Por fim, Maria de Fátima agradeceu a homenagem: “o Colégio Maria Ester já nasceu grande em responsabilidade e compromisso com uma educação pautada no amor e no respeito, “Onde se educa para a vida” é o nosso lema e com ele estamos cumprindo no nosso papel a que se propõe o processo do ensino e da aprendizagem”, conclui.

Biografia da homenageada

Maria de Fátima Lemos Pereira Cândido, filha de Sebastião Pereira de Sousa e Maria Ester Pereira Lemos, é natural do distrito de Mangabeira. Foi alfabetizada por sua mãe, a professora Ester Lemos, e, também com ela, cursou até a segunda série primária.

Concluiu o primeiro grau no Colégio Estadual Marwen, cursando o pedagógico no Instituto de Educação do Ceará e no Colégio Capistrano de Abreu. Na UECE, cursou licenciatura plena em História, e ali concluiu a sua formação em pedagogia, com habilitação em Administração Escolar, fazendo na unifor o curso de Especialização em Família – Uma Abordagem Sistêmica.

Em 1922, iniciou sua carreira de professora. Em 1984, fundou o seu próprio estabelecimento de ensino, a Escola Professora Maria Ester, hoje Colégio Maria Ester, com serviços prestados às comunidades da Serrinha, Passaré, Itaperi e bairros vizinhos. O Colégio Maria Ester, sob sua orientação pedagógica, é referência em Fortaleza. Mantém uma Academia de Letras, a Academia Maria Ester de Leitura e Escrita (AME), formada por crianças e jovens das duas unidades de ensino.

Maria de Fátima é autora de dois livros infantis de caráter pedagógico: Lili a Boneca de Pano e Veloso, o Gatinho Congelado, ambos publicados em 2009, e de um livro de ensaios e poemas: Histórias para Contar e Poemas do Meu Viver (Fortaleza, Editora Prêmius, 2010). Ela integra, como sócia titular, a Academia de Letras dos Municípios do Ceará, a Academia Feminina de Letras do Ceará, a Academia Lavrense de Letras e a Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno.

Foto: ZeRosa Filho