Câmara celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

04/04/2024 - Rochelle Nogueira

A solenidade é de autoria do do vereador Eudes Bringel (PSB) e de co-autoria do vice-presidente Paulo Martins (PDT), por meio do requerimento nº 0206/2024.

Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado anualmente dia 21 de março, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quinta-feira (4) uma sessão solene para conscientização da população sobre a síndrome e estimular políticas públicas de inclusivas. A solenidade é de iniciativa do vereador Eudes Bringel (PSB) e de co-autoria do vice-presidente Paulo Martins (PDT), por meio do requerimento nº 0206/2024.

O propositor da solenidade, vereador Eudes Bringel (PSB), destacou que as pessoas com síndrome de Down precisam de políticas inclusivas, apoio e atenção da população e de ações públicas que melhorem a vida delas. “É um dia que a gente pretende despertar cada vez mais o olhar das pessoas para a inclusão de crianças, jovens e adultos. Então, hoje estão presentes várias associações que tem o seu trabalho voltado para melhorar cada vez mais a vida dessas pessoas. É importante que mais parlamentares tenham interesse na causa, pois isso ajuda a fortalecer o trabalho e melhora a vida delas”, evidenciou o parlamentar.

O co-autor ao projeto, vereador Paulo Martins (PDT), ressaltou o principal intuito do evento que é o de dar visibilidade a causa, conscientizar a população de que as pessoas com síndrome Down também podem fazer parte do mercado de trabalho.

“Existem várias associações que fazem esse trabalho de inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. Eles têm direito de estudar, de frequentar universidades, enfim, de compor uma família. Então a luta é contra o capacitismo e por maior inclusão. Temos que parabenizar o trabalho realizado pelas associações, homenagear, incentivar, pois realizam um trabalho social muito importante”, disse Martins.

Representando os homenageados, Shirley Chaves, presidente da Associação Fortaleza Down, falou do momento proporcionado pela Casa como de representatividade e que ao longo de 12 anos a luta de mães e pais com filhos com Down é de vitória e de conquistas.

“Nós começamos, há 12 anos com um grupinho de mães que não almejavam chegar onde nós chegamos. Nós apenas queríamos ter um convívio entre si, entre as famílias e os nossos filhos, com a Trissomia 21. E, com o decorrer do tempo a associação foi crescendo e pela primeira vez nós temos um sede. Então, para mim, é uma honra representar essa associação que começou praticamente do zero e chegou onde chegou”, declarou Shirley.

Sobre a Síndrome de Down

É importante ressaltar que a Síndrome de Down não é uma doença. Segundo o IBGE, cerca de 300 mil brasileiros nascem com essa condição. Trata-se de uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. Por isso, também é conhecida como Trissomia do cromossomo 21. Além de comprometimento cognitivo, pessoas com Síndrome de Down apresentam algumas características físicas em comum. Cada uma tem um ritmo de desenvolvimento e, como todas as outras pessoas, personalidade própria.

1. Associação Fortaleza Down – presidente Shirley Chaves
  2. Federação Cearense de Futebol – Geobert Harry
  3. Francisca Alessandra Honório Filgueiras
  4. Andrea Piol Sá
  5. Luiza Maria Silva Torres
  6. Carolina Benjamin de Oliveira
  7. Ana Lúcia Pinheiro Machado Ferreira, representada pelos alunos Alisson Sales Luna e Felizardo Francisco
  8. Talita Gomes Fernandes
  9. Pauline Carol Habib Moura, representada pelas alunas Sheila Garcia e Elizabeth Serafim
  10. Verônica Maria Lima Milhomem

Composição da Mesa

Propositor da Sessão Solene, vereador Eudes Bringel (PSB); 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Paulo Martins (PSB); Presidente da Associação Fortaleza Down, Shirley Chaves; vice- presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-CE, Maurício da Silva Lima; coordenadora Pedagógica da Apae, Verônica Maria Lima Milhome; coordenador Nacional do Setorial das Pessoas com Deficiência do PT, Rubinho Linhares; coordenadora do Projeto Acolhendo e Cuidando das Famílias, Juliane Bringel.

JRF_3920

Fotos: Zerosa Filho