Atuação dos parlamentares na aprovação do reajuste de servidores é destaque em plenário

04/04/2024 - Rochelle Nogueira

A matéria foi amplamente debatida na Comissão Conjunta e aprovado em plenário nesta quinta-feira (3).

Na sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 3, durante o Pequeno Expediente, os vereadores deram destaque à discussão sobre o reajuste dos servidores. Na ocasião, parlamentares discutiram sobre as emendas ao projeto.

O vereador Didi Mangueira (PDT) ocupou a tribuna para relatar o trabalho realizado pela Liderança do Governo desde as primeiras discussões com os servidores municipais de Fortaleza até a finalização na Comissão Conjunta de Legislação e Orçamento. Didi destacou que cada vereador que apresentou emenda ao projeto foi tratado com respeito durante as deliberações. Destacou também que o vereador Iraguassú Filho fez contato com secretários para discutir as emendas decorrentes das discussões já realizadas com os servidores. Só na Comissão, foram mais de 2 horas de debates, havendo ampla discussão sobre o assunto. O vereador enfatizou a responsabilidade com que a Casa tratou o tema. “Foi dado espaço aos servidores e vereadores mesmo não membros da Comissão e aqui quero parabenizar a Comissão pelo debate aberto e com responsabilidade a matéria”, disse Didi.

A vereadora Adriana Gerônimo (PSOL) também trouxe ao plenário a questão do reajuste dos servidores e servidoras municipais que estão em luta pela reestruturação dos seus PCC´s, por reconhecimento e valorização. “Foi uma semana intensa de negociações, articulações para aprovação de emendas que garantissem as demandas dos servidores, mas a gente encerrou a negociação com sentimento de frustração. Das 18 emendas apresentadas nenhuma foi aprovada e isso é muito simbólico”, contou a parlamentar.

Na mesma linha, o vereador Júlio Brizzi (PDT) também reforçou a presença de Sindicatos desde ontem na Casa, onde foram emendas foram apresentadas e não foram aprovadas. “A gente tentou conciliar, mas infelizmente dessa vez não teve acordo. Lamento a falta de diálogo”, declarou Júlio.

Já o vereador Ronivaldo (PSD) utilizou seu tempo para cobrar do Governo do Estado do Ceará celeridade no processo de marcação e recebimento da Identidade. Segundo o vereador, há diversas reclamações em relação a marcação da atividade nos VapVupts. “Não é razoável alguém tirar uma identidade há pelo menos dois meses e não receber. A pessoa entra no site do VapVupt e se quer encontra agendamento. Se na Capital está acontecendo isso, imagine em outras cidades. Que o governador cobre do seu secretário”, concluiu o vereador.

Foto: Mateus Dantas