Vereadora chama atenção para o combate de doenças virais como dengue, zika e chikungunya

03/04/2024 - Rochelle Nogueira

A fala da vereadora reforça o trabalho conjunto entre população e gestão pública na luta contra doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

A vereadora Adriana Gerônimo (PSOL), durante a sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (3), no Plenário Fausto Arruda, chamou atenção da população fortalezense e dos presentes para o combate às doenças que aparecem durante o período de chuva na cidade.

Gerônimo aproveitou a oportunidade para alertar sobre o aumento de casos de dengue, chikungunya, zika e até mesmo a virose da mosca. Ela destacou a importância de sensibilizar gestores públicos e população no sentido de unir esforços no combate a esses surtos. “Falta de saneamento básico e acúmulo de lixo são fatores importantes que agravam a situação”, contou.

A parlamentar também apresentou o nome de 10 bairros de Fortaleza com maior incidência de casos de dengue, citando: Luciano Cavalcante, Meireles, Couto Fernandes, João XXIII, Parque Santa Rosa, José Bonifácio, Vila Manoel Sátiro, Rodolfo Teófilo, Jardim Iracema e Jardim Guanabara. “É fundamental tomar medidas preventivas para evitar novos casos e retirar focos de dengue que podem estar em locais inusitados, como recipientes de água, plantas, vasilhas onde os animais bebem água, sacolas plásticas ou até mesmo em vasos sanitários não utilizados”, disse.

A vereadora concluiu seu discurso ressaltando a importância de manter limpo ruas e terrenos baldios como medidas importantes na prevenção de casos graves de dengue, como o hemorrágico. “Precisamos unir nossos esforços para proteger a saúde e a vida dos cidadãos de Fortaleza”, finalizou.

Foto: Érika Fonseca.