Audiência pública debateu demandas do bairro Benfica

03/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

A iniciativa foi do vereador Márcio Martins (SD)

A Câmara Municipal de Fortaleza promoveu na noite desta quarta-feira, 3, no Ginásio Aécio de Borba, uma audiência pública para tratar de situações no bairro Benfica. A população relata problemas como poluição sonora e dificuldades no acesso aos comércios e residências, em dias de jogos no PV, dentre outras reclamações. A iniciativa foi de autoria do vereador Márcio Martins (SD). 

Dentre as demandas e encaminhamentos dados, a população apresentou um abaixo assinado, o qual o vereador Márcio Martins se comprometeu em encaminhar à Câmara de Fortaleza. Além disso, foi pedido a cassação dos termos de permissão que estão em desacordo, seja de ambulante itinerante ou fixo; multa aos feirantes que deixam seus pertences amarrados na praça, mesmo em dias que não há feira; maior punição aos estabelecimentos que estão gerando poluição sonora; acesso, por parte da AMC, aos moradores e empresários, em dias de jogo e a realização do serviço de poda, nas árvores do canteiro central e dos passeios da av. 13 de Maio. 

Propositor da audiência, o vereador Márcio Martins, buscou o espaço no sentido de ouvir as demandas da população local e sanar os problemas relatados pelos moradores. “Hoje é uma primeira etapa. Nós teremos uma rodada de audiência pública, inclusive, o Ministério Público, também, fará uma audiência pública, aqui, no Aécio de Borba, para que a gente possa entender os principais problemas. O nosso foco é reorganizar este Bairro, um lugar histórico que, infelizmente, está se acabando.” 

Quem também participou da Audiência, foi a vereadora Cláudia Gomes (PSDB), representante da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza. A parlamentar falou das denúncias sobre a poluição sonora no bairro e de seu empenho para ajudar a combater e solucionar o problema. “Há algum tempo, eu também venho recebendo denúncias dos moradores, em relação ao barulho constante, afetando a qualidade de vida e o bem-estar deles. Hoje, este encontro é fundamental para que os moradores possam colocar, também, o que têm no coração. Então, estamos aqui, junto, para estarmos lutando com eles, para juntos, resolvermos o problema.” 

Moradores do Benfica compareceram em bom número ao Ginásio Aécio de Borba

Falando em nome dos moradores do Benfica, a comerciante Rafaelli Lima, relatou as principais demandas do Bairro e ressaltou a esperança na resolução de cada uma delas. “Os meus interesses são coletivos. As principais problemáticas são: a segurança pública; a boemia crescendo de forma desordenada e a poluição sonora. Além de saneamento básico; infraestrutura; a ocupação desordenada da praça, do Bairro. As pessoas estão perdendo o direito de ir e vir, o direito ao seu sossego. Eu acho que a ocupação de forma ordeira, traz até uma sensação maior de segurança. Eu espero que, na medida do possível, a gente possa atender à todas essas questões.” 

Vereador Márcio Martins (SD) ladeado pela Vereadora Cláudia Gomes (PSDB) e demais autoridades

Além do propositor da Audiência, vereador Márcio Martins, da vereadora Cláudia Gomes e da moradora Rafaelli Lima, dentre os participantes do debate, marcaram presença, a secretaria da SEUMA, Luciana Lobo; a secretária AGEFIS, Laura Jucá; a conselheira tutelar, Rafaele Gurgel; a representante da regional 4, Kelma Dias; representante da UrbFor , Cândido Araújo; o representante do Conselho Municipal em Defesa da Pessoa Idosa, dr. Dante e o representante da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Gustavo Adolfo. 

Foto: André Lima