Mês de Conscientização sobre o Autismo terá programação especial na Câmara Municipal de Fortaleza

01/04/2024 - Anna Regadas

Atividades tem como objetivo sensibilizar a população sobre o transtorno do espectro autista (TEA), além de levar mais informações para gerar menos preconceito sobre o distúrbio.

No mês de abril, a Câmara Municipal de Fortaleza preparou uma programação especial, com a realização de uma série de ações que visam a conscientização da população sobre o autismo.

As atividades iniciam nesta terça-feira, 2, com a exposição fotográfica de crianças, adolescentes e adultos com autismo em seus momentos cotidianos, que vão desde ocasiões simples até desafios profissionais. Com uma mensagem de inclusão e aceitação, a exposição, que ficará disponível no hall da entrada do Legislativo durante todo o mês de abril, mostra que os indivíduos não podem ser definidos por um diagnóstico e convida a todos a celebrar a beleza da diferença.

Na ocasião também será realizada uma abordagem educativa aos servidores e população que visita a Câmara com a entrega de panfletos informativos com a seguinte campanha “Autismo: você é uma peça fundamental nessa conscientização. A mudança começa pela inclusão”. A ação tem como objetivo prevenir e alertar as pessoas sobre a importância do diagnóstico ainda quando criança, para que ela receba a assistência adequada e possa se desenvolver e ter uma maior qualidade de vida.

No dia 5 de abril, o Legislativo promove Sessão Solene em celebração ao Dia Municipal de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2. A solenidade é de autoria do vereador Márcio Martins (SD), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Frente Parlamentar, inclusive deverá durante este mês, fazer um compilado de todos os projetos relacionados ao tema em tramitação na Câmara, e garantir junto ao presidente, a sua votação e aprovação em Plenário, ampliando assim a legislação voltada à garantia de direitos das pessoas com autismo.

Já nos dias 8 e 12 de abril, a Central da Cidadania realizará mutirão de atendimento especializado para as pessoas com autismo, ofertando o serviço de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Criada para facilitar o atendimento aos autistas, a carteira garante o acesso prioritário em serviços públicos e privados, especialmente em saúde, educação e assistência social.

SAIBA MAIS

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por prejuízos em três áreas importantes do desenvolvimento humano: habilidades socioemocionais, atenção compartilhada e linguagem. Considerado uma síndrome, por se tratar de uma condição permanente , não há cura para o autismo, que pode se manifestar de maneira singular em cada pessoa.

Os primeiros sinais surgem a partir de um ano e meio de idade, ou até mesmo antes, em casos mais graves, Por isso o diagnóstico precoce é importante, para que a criança receba a assistência adequada, que aumenta a sua qualidade de vida.

Foto: Zerosa Filho