Câmara realiza solenidade alusiva à Rede Jubileu Sul

01/04/2024 - Rochelle Nogueira

A sessão solene é de autoria da vereadora Adriana Gerônimo (PSOL), mandato Nosso Cara, requerimento nº 0092/2024.

Em homenagem a Rede Jubileu Sul, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta segunda-feira (1), no plenário Fausto Arruda, uma sessão solene alusiva a entidade que tem atuado em Fortaleza por 15 anos. De autoria da vereadora Adriana Gerônimo (PSOL), a solenidade segue o requerimento nº 0092/2024.

Segundo a vereadora Adriana, a Rede Jubileu Sul é formada por vários movimentos sociais e organizações populares, como a Pastoral social / ssB – CNBB, a Cáritas Brasileira, Instituto de Políticas Alternativas para o cone sul (pACS), Grito dos Excluídos Nacional, ESPLAR, Pastoral Operária Nacional, Serviço pastoral dos Migrantes, Fórum de Mudanças climáticas e Justiça socioambiental, Centro Dandara de Promotoras Legais Populares, Rede Feministas etc. Ao todo, 27 organizações membros da Rede Jubileu Sul no Brasil.

“A Rede Jubileu Sul Brasil, a partir do seu núcleo Regional em Fortaleza, tem tido um trabalho fundamental nos territórios de periferia. A gente pode destacar, por exemplo, na praia do futuro, tem também no Conjunto Palmeiras, no Pici e até em Croatá. Então eles têm feito um trabalho que tem como base um serviço mais ligado às mulheres, a partir do Ação Mulheres, e tem também criado uma rede de sisteminhas nos territórios, como tem sido feito aqui em Fortaleza. Além disso, há um trabalho de empoderamento dessas mulheres, de fortalecimento a partir dos seus vínculos sociais e sobretudo no combate às desigualdades de gênero”, completou a parlamentar.

Em nome das homenageadas, Sandra Quintela, representante da Rede Jubileu Sul Brasil Pacs e do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul, ressalta que é com alegria que a instituição recebe o reconhecimento desse trabalho junto com as comunidades na cidade. “É o reconhecimento da importância do trabalho de base, do trabalho popular. Eu acho que isso é uma aposta que a gente faz. É um trabalho meio invisível, um trabalho que está lá na ponta, trabalho de formação e de articulação. E essa homenagem traz à luz esse trabalho, traz à luz a vida de tantas pessoas que se transformaram, assim como nossas vidas, de tantas pessoas pelo trabalho da rede, das organizações membros”, contou a homenageada.

Homenageados:

• Esplar Centro de Pesquisa e Assessoria: Ana Rosa Bezerra Nobre
  • PACS – Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul: Sandra Quintela
  • Cáritas Brasileira: Raissa Lazarini
  • Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos: Marlita da Silva
  • Pastoral dos Migrantes: André Lima
  • Grito dos Excluídos e Excluídas: Karina da Silva Pereira
  • Rede Emancipa: Cláudia
  • Sefras – Ação Social Franciscana: Darte Lima
  • Rede Jubileu Brasil: Francisco Vladimir
  • Movimento dos Conselhos Populares: Weyne Thiago

Composição da Mesa:

Vereadora Adriana Gerônimo (PSOL), representante da Rede Jubileu Sul Brasil Pacs e do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul, Sandra Quintela; representante da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Marlita da Silva; representante da Associação de Mulheres em Movimento, Darte Lima; representante da Rede Jubileu Sul Brasil, Francisco Vladimir; Representante do Movimento dos Conselhos Populares, Igor Moreira Pinto.

Foto: Zerosa Filho.