Estudantes da Escola José Carlos de Oliveira Neto visitam a Câmara Municipal

27/03/2024 - Rochelle Nogueira

Essa é a primeira das 12 escolas selecionadas no projeto “A Escola vai à Câmara”, na segunda edição do programa Político, Eu!?!.

A primeira Escola contemplada pela 2ª edição do Projeto Político, Eu!?!, na ação Escola vai à Câmara, esteve nesta quarta-feira (27) na Câmara Municipal de Fortaleza. Cerca de 40 estudantes do 9° ano da Escola José Carlos de Oliveira Neto, oriundos do bairro Antônio Bezerra, fizeram uma visita às dependências da Casa e puderam apresentar um projeto de indicação criado pelos estudantes.

No processo de aprendizado, os alunos passaram por vários espaços da Casa e foram recepcionados no complexo das comissões pelo vereador Adail Júnior (PDT). “Estou muito feliz que a primeira escola a visitar a Casa na 2ª edição do Político, Eu!?! seja do bairro Antônio Bezerra. Uma escola que a gente brigou e conquistou. A gente fica muito feliz, pois nós precisamos despertar novas lideranças e ter uma inovação no parlamento”, disse o parlamentar.

Vale ressaltar que na semana anterior os estudantes participaram de uma oficina para entender sobre o funcionamento do legislativo e as atividades desenvolvidas pelos vereadores de Fortaleza. Com um projeto de indicação que incide na implementação da Telemedicina nas Unidades de Saúde, os alunos fizeram debates e uma votação fictícia ao projeto no plenário.

Paula Vieira, coordenadora do projeto Escola vai à Câmara, ressaltou que a presença dos estudantes na Casa é o ponto ápice do projeto. “É o momento do fechamento. Aqui eles são vereadores por um dia e nós elegemos na oficina a Mesa Diretora que hoje também tomou posse. Aqui eles ocuparam os seus lugares e debateram o projeto. É um momento em que eles exercem uma representação política, ser vereador por um dia e assim aprender um pouco do processo legislativo”, disse a coordenadora.

O momento vivenciado pelos estudantes da Escola Municipal junto a Câmara Municipal de Fortaleza fortalece o discurso ensinado em sala de aula, disse o professor de História, Arthur Sérgio. “Momento importante pelo fato de que os alunos estão aqui e eles viram todo funcionamento do Poder Legislativo. É super interessante eles saberem todo o funcionamento, saber como é que se fazem as leis, saberem os direitos que eles têm, a questão da cidadania e muitas outras coisas”, evidenciou.

Votação do projeto

Após toda visitação, os estudantes realizaram uma sessão ordinária fictícia para o debate e aprovação do projeto de indicação que requer a implementação da Telemedicina nos Postos de Saúde de Fortaleza. Segundo justificativa do projeto, com os casos de covid e recentemente de dengue, se faz necessário a implantação de um sistema moderno com uso de tecnologia evitando aglomeração nas unidades de saúde. A presidente da Mesa Diretora, Nayra Sousa, falou desse momento.

“Confesso que estou bem nervosa, mas em relação a nossa vinda estou muito feliz por conta de que é um sonho realizado da nossa escola em trazer os nossos alunos para a Câmara Municipal. E isso é muito importante para conhecermos e sabermos um pouco de como funciona a Casa. Eu achei aqui ótimo, lindo”, declarou a presidente.

Fortaleza, CE. 27.03.2024 - Visita dos alunos da EMTI José Carlos de Oliveira Neto do Projeto "Político, Eu?!" na Câmara Municipal de Fortaleza. (Foto: Mateus Dantas / CMFOR)

Fotos: Mateus Dantas.