Indicação de curso preparatório para o ITA nas escolas públicas municipais vai às comissões

26/03/2024 - Ana Clara Cabral

Com a implantação do novo campus do ITA na Base Aérea de Fortaleza, vereadora sugere investir na preparação nas escolas municipais.

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (26), foi encaminhado às comissões técnicas o projeto de indicação nº 245/2024, da vereadora Estrela Barros (Rede), que sugere a criação do curso da escola pública municipal preparatório para o lTA. Caso seja aprovada pelas comissões, a proposta seguirá para votação em plenário.

Segundo a parlamentar, com a implantação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (lTA) na Base Aérea de Fortaleza, haverá um impacto significativo no crescimento da educação e um caminho de progresso moldando o futuro de muitos estudantes.

“Historicamente, 40% das vagas oferecidas pelo ITA são ocupadas por estudantes matriculados no estado do Ceará. Dessa forma, a iniciativa visa oferecer aos estudantes de Fortaleza um curso de preparação de excelência para o lTA. Nesse contexto, ao se considerar o alto índice de aprovação de alunos cearenses no lTA, somado a implantação do campus na Base Aérea de Fortaleza, vislumbra-se a possibilidade de investir e ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico e de educação de alto nível na cidade, adotando o curso preparatório como referência”, justificou.

Na 19ª Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, os vereadores apreciaram 31 matérias. Clique aqui para ver a pauta completa.

Às comissões

Além da indicação destacada, foram encaminhados às comissões outros sete projetos. Entre eles, o projeto de indicação nº 210 de 2024, do ver. Julierme Sena (União Brasil) para o estabelecimento de parcerias entre a prefeitura municipal de Fortaleza e entidades de atendimento psicológico; e a Indicação nº 298 de 2024, do ver. Emanuel Acrízio (Progressista), que dispõe sobre a criação de um Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem em Fortaleza.

Ordem do Dia

Foram 23 matérias aprovadas na Ordem do Dia, entre indicações e requerimentos. Nas propostas, os vereadores sugerem a criação o Programa Municipal de Orientação e Capacitação de Mães e Pais de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista; e a criação do Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e outras Demências e aos seus familiares; entre outros.

As indicações aprovadas na Ordem do Dia são enviados ao Executivo. Por se tratar de um indicativo, é preciso que o prefeito José Sarto (PDT) envie mensagem ao Legislativo, a fim de que a proposição seja regulamentada de fato.

Foto: Érika Fonseca