Oficina do Programa “político, eu !?!” chega a Escola José Carlos de Oliveira Neto

21/03/2024 - Rochelle Nogueira

Na próxima quarta-feira (27), 14h, os estudantes farão a visita presencial às dependências da Câmara Municipal de Fortaleza

Na tarde desta terça-feira, 21, a Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) José Carlos de Oliveira Neto, localizada no bairro Antônio Bezerra, participou da iniciativa cidadã com os alunos do 9º anos. Eles tiveram a oportunidade de participar da primeira oficina da ação “A Escola vai à Câmara”, promovida pelo programa Político, “Eu !?!”, fruto da parceria da Câmara com a Fundação Demócrito Rocha.

Sob a coordenação de Paula Vieira da Fundação Demócrito Rocha (FDR), coordenadora do Projeto A Escola vai à Câmara, a oficina tem como objetivo de promover a conscientização política visando prepará-los para exercerem sua cidadania de forma ativa e responsável. “Estamos agora na segunda edição e estamos animados com o resultado da primeira edição. Nessa primeira escola, a gente percebe muito diálogo e ao mesmo tempo conflitos saudáveis participando e simulando a vida política. Importante esse aprendizado sobre o legislativo, o que é um debate legislativo, o que é uma vida política, como se dá os conflitos e consensos”, disse a coordenadora.

Na dinâmica apresentada pela coordenadora do projeto, foram apontados como é o dia a dia no legislativo, os trâmites na Casa do Povo, as atividades dos vereadores. Foi realizado junto aos estudantes uma votação para escolha dos representantes da Mesa Diretora sendo escolhidas: presidente, Nayra Sousa; vice-presidente, Claudiane Andrade; relatora, Ana Clara Andrade e 1ª secretária, Samira Dantas.

“Eu acho uma coisa muito boa ter esse aprendizado, porque é uma coisa nova aprender sobre a Câmara. Não é todo dia que se tem uma oportunidade dessa. Bom, a política ela está em todas áreas e é importante termos voz ativa nesse processo”, disse a presidente da Mesa Diretora, Nayra Sousa.

O projeto de indicação escolhido para representar a Escola nesse processo de debate na Casa do Povo apresenta a Telemedicina como uma medida a ser implantada nos postos de saúde da cidade, conforme evidencia Everton Pereira, coordenadoria de área de humanas da Escola.

“Na verdade, nós formamos dois grupos quando houve a proposta do Projeto Político Eu. os dois grupos apresentaram projetos distintos e foi votado entre os professores da escola sendo escolhido o projeto de telemedicina, na área da saúde. Hoje já existe um projeto de telemedicina na Prefeitura, mas ele trata apenas de algumas especialidades e a ideia do projeto é para que haja atendimento clínico desse porte nos postos de saúde evitando que o cidadãos se desloquem até o posto de saúde quando não há necessidade. É muito importante eles terem essa percepção do papel do vereador, do papel do próprio prefeito como executivo, do papel do Poder Judiciário, entenderem quais são as funções de todos os poderes, especialmente nesse caso do Poder Legislativo”, ressaltou o profissional da educação.

Vale enfatizar que o programa Político, Eu !?! não se limita apenas à teoria, mas busca proporcionar experiências práticas aos jovens, visando um entendimento mais profundo do funcionamento do sistema político. Dessa forma, além das oficinas, o programa inclui visitas guiadas à Câmara Municipal de Fortaleza, onde os participantes terão a oportunidade única de vivenciar o dia a dia dos vereadores e até mesmo propor e votar projetos de lei de sua autoria.

Para os alunos da EMTI José Carlos de Oliveira Neto, a visita guiada já está agendada para a próxima quarta-feira, dia 27 de março, às 14h. Durante essa visita, os jovens terão a oportunidade de se colocarem na pele dos legisladores, compreendendo de forma prática o papel e a importância do poder legislativo municipal.

A iniciativa é parte de um esforço maior para fortalecer a educação cívica nas escolas de Fortaleza, preparando os jovens para serem cidadãos ativos e participativos na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Fotos: Zerosa Filho.