Investimentos na Saúde são destaques no Grande Expediente

21/03/2024 - Adriana Albuquerque

Durante a sessão é disponibilizado o tempo de 10 minutos para cada parlamentares inscrito previamente utilizar a tribuna.

Na sessão plenária desta quinta-feira, 21, um dos assuntos tratados no Grande Expediente colocou em destaque as ações na área da saúde e de infraestrutura na cidade. O vereador Didi Mangueira (PDT), utilizando o tempo da liderança do Executivo, falou sobre a importância de reforçar os projetos implementados pelo prefeito José Sarto (PDT) na Capital, e que é necessário fazer um debate com clareza.

“É injustiça dizer que o Sarto não anda na cidade, um prefeito que está trabalhando entregando postos de saúde, criou o programa das carretas da Saúde para atender uma demanda de comunidades onde não estão previstas a construção de postos. Tem prefeitos de outros municípios ligando para o nosso prefeito Sarto para saber como funciona o programa, precisamos fazer as coisas com mais clareza”, o discurso colocou em pauta a fala da bancada da oposição sobre o acompanhamento da demandas da população pela gestão municipal. Didi Mangueira falou ainda da entrega de diversas obras de infraestrutura na cidade, com a implantação do piso intertravado em ruas da periferia.

O vereador Adail Júnior (PDT) destacou as eleições municipais deste ano, evidenciando as determinações do Supremo Tribunal Eleitoral no cálculo do coeficiente eleitoral e a “sobra” para o cargo de vereador. O vereador disse que é preciso esclarecer o processo eleitoral, explicando como funcionará a divisão de vagas na Câmara Municipal no pleito de 6 de outubro.

Citando a legislação que regulamenta o transporte individual de passageiros, a vereadora Ana Paula (PDT) falou sobre a obrigatoriedade das empresas administradoras dos aplicativos (Uber, 99Pop dentre outras) em investir em ações voltadas para a mobilidade urbana. A parlamentar pedir esclarecimentos ainda sobre a contratação da empresa SERTTEL para administrar o Bicicletar de Fortaleza.

A vereadora Anna Karina (PSOL) destacou as propostas de desafetação apresentados pelo Município. Segundo a parlamentar, é preciso ser debatida a questão do déficit habitacional na cidade, apontando 65 áreas de deslizamento e de alagamento, que tem apresentado demandas do poder público no período chuvoso. “E hoje eu quero me solidarizar a três movimentos que ocuparam agora a Vice-prefeitura de Fortaleza. Primeiro é o movimento MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), junto à juventude, Fogo no Pavio e também o movimento MAB (Movimento de Atingidos por Barragem). Esses três movimentos que eu acabei de citar são movimentos que lutam por moradia digna”, evidenciou a parlamentar.

Na liderança partidária, o vereador Leo Couto (PSB) solicitou esclarecimento sobre o Consórcio Fortaleza Limpa, evidenciando as contratações de recursos para a execução dos serviços. O parlamentar falou ainda sobre a questão da desafetação de imóveis municipais, e que conforme o líder do governo, vereador Iraguassú Teixeira (PDT), tem abordados fatos que não são verídicos. “O vereador Gabriel foi acusado de Fake News, onde apenas expos alguns fatos e que está no Ministério Público para ser apurado”.

Foto: Érika Fonseca