Dia Internacional da Síndrome de Down: pais, alunos e professores da APAE visitam a Câmara Municipal

21/03/2024 - Anna Regadas

O movimento percorreu o estacionamento da Casa e caminhou pelas ruas no entorno da Câmara Municipal, com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância de garantir às pessoas com Síndrome de Down, as mesmas liberdades e oportunidades de todos.

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu na manhã desta quinta-feira, 21, visita de pais, alunos e professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Passos (Apae), reforçando a luta pela inclusão e pelo respeito às pessoas com Síndrome de Down.

Thalita Fernandes, que trabalha na Assessoria de Comunicação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) destaca o objetivo da visita à Câmara. “Hoje é o Dia Internacional do Síndrome de Down, e nós viemos até a Câmara Municipal dos Vereadores, para que eles vejam a pessoa com Síndrome de Down. E todos nós estamos de meias trocadas e coloridas para enfatizar esse tema tão importante, para que eles não sejam esquecidos. Pois não é somente o dia 21 de março, mas todos os dias. Então, a caminhada foi em prol de chamar a atenção para a nossa instituição que é a APAE de Fortaleza e a esse dia tão importante”, afirmou.

O coordenador do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (Edhal), Marcus Giovani falou sobre a importância da atividade em celebração à data no sentido de dar uma visibilidade maior à luta pelos direitos das pessoas com Síndrome de Down. “A data é importante, no sentido de lembrar a luta e a militância dessas pessoas com Síndrome de Down, que têm um direito violado. O dia de hoje também serve para que a gente lembre e reforce a luta para uma sociedade mais inclusiva e menos capacitista”, ressaltou.

Marcus ainda destaca que o papel do Edhal e do Poder Legislativo é de garantir o acesso das pessoas com Síndrome de Down aos seus direitos. “O nosso papel é de garantir o acesso dessas pessoas aos seus direitos, e isso é feito através de cobranças ao Poder Público, às organizações privadas, através de algumas pressões, inclusive ao Poder Legislativo. E a Câmara tem um papel fundamental nessa luta. Primeiro, que ela é responsável pela legislatura a nível municipal. Então, cabe à Câmara formular leis que garantam a acessibilidade das pessoas com síndrome de Down aos seus direitos”, apontou.

Sobre a APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Fortaleza, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o bem estar da pessoa com deficiência intelectual e múltipla desde a estimulação precoce até a idade adulta e em processo de envelhecimento.

Sua missão é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio a família, direcionados a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.

Visa ainda o desenvolvimento das competências e talentos, oferecendo o atendimento em múltiplas situações que oportunizarão uma aprendizagem eficaz, garantindo, desse modo, uma educação que vise torná-lo independente, exercendo sua cidadania.

Foto: Zerosa Filho