Câmara outorga a Medalha Dom Hélder Câmara a Rubens Linhares Mendonça Lopes

21/03/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

O outorgado, foi reconhecido pelo protagonismo na defesa dos Direitos Humanos no município de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza homenageou na noite desta quinta-feira, 21, no Plenário Fausto Arruda, o sr. Rubens Linhares Mendonça Lopes (Rubinho), com a entrega da Medalha Dom Hélder Câmara, pelos serviços prestados aos movimentos filantrópicos e humanitários, desempenhando importante papel na defesa dos Direitos Humanos no município de Fortaleza. A Sessão Solene foi presidida pela propositora da homenagem, vereadora Professora Adriana Almeida (PT), em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT). 

Propositora da Comenda, a vereadora Professora Adriana Almeida falou da luta do homenageado em prol das pessoas com deficiência e ressaltou a satisfação de poder prestar a homenagem. “Homenagear o Rubinho é muito importante, para o nosso mandato e acredito que para a nossa Cidade também. O Rubinho é um grande defensor das causas das pessoas com deficiência. Hoje, a gente entrega essa Medalha com muita alegria e tenho certeza de que o Rubinho está tão alegre como a gente, por ter todo seu trabalho, seu esforço, reconhecido.” 

Outorgado da noite, Rubens Lopes (Rubinho) abordou o reconhecimento como um momento para dar mais voz às causas que ele defende, como a luta pelas pessoas com deficiência. “É um momento histórico que a gente tem que aproveitar. Esse tempo todo em prol de uma sociedade mais humana, mais inclusiva e dentro de um lema que adoto, falando em defesa da pauta da pessoa com deficiência. O que mais queremos é liberdade, dignidade e respeito.” 

O Homenageado 

Rubens Linhares Mendonça Lopes nasceu em 29 de maio de 1958, na vibrante cidade de Fortaleza. Ele é filho de Raimundo Nonato Lopes e Edite Linhares Lopes, uma família que desde cedo valorizou a importância da educação e do compromisso comunitário. 

Com uma forte determinação em explorar os segredos da vida, Rubens ingressou na Universidade Estadual do Ceará, onde atualmente cursa Ciências Biológicas, demonstrando seu eterno fascínio pelo mundo natural. 

A trajetória de Rubens é marcada por um profundo compromisso com os Direitos das Pessoas com Deficiência. Sua dedicação a essa causa é evidente através de sua atuação multifacetada. Ele desempenhou um papel vital como Conselheiro Titular do CONADE (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), uma posição que lhe permitiu influenciar positivamente políticas e estratégias em nível nacional. 

A Comenda 

A Medalha Dom Hélder Câmara é a honraria destinada a agraciar pessoa física ou jurídica que se tenha destacado por relevantes ações e serviços prestados aos movimentos filantrópicos e humanitários, desempenhando importante papel na defesa dos Direitos Humanos no município de Fortaleza. 

Foto: JL Rosa