Defesa dos direitos das mulheres é destaque no Pequeno Expediente

20/03/2024 - Ana Clara Cabral

Vereadores repudiam caso de assédio sexual em caso recém divulgado pela mídia.

No pequeno expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (20), os vereadores repudiaram o recente caso de assédio sexual sofrido pela nutricionista Larissa Duarte ao sair do elevador, em seu ambiente de trabalho. A vereadora Anna Karina (Psol) declarou: “é lamentável que essas posturas sejam tão comuns e corriqueiras em nossa sociedade. Larissa foi mais uma de muitas mulheres”.

Anna Karina (Psol) ainda informou: “97% das mulheres da nossa sociedade sofreram algum tipo de assédio sexual no transporte coletivo. Isso é dado do Instituto Patrícia Galvão. Quase metade das mulheres desse país também já passaram por assédio sexual seja na rua, trabalho, escola”.

O vereador Ronaldo Martins (Republicanos) acrescentou: “no Ceará estamos testemunhando um aumento alarmante nos casos de feminicídio e assédio sexual. Uma realidade que não podemos mais ignorar”. Ele finalizou: “mulheres, vocês não estão sozinhas. Vocês têm o direito de se sentirem seguras em seus ambientes de trabalho, suas casas, de serem tratadas com respeito e dignidade. Denunciem sempre. Não se calem diante do medo. Contem conosco e com essa Casa para protegê-las”.

Já a Adriana Nossa Cara (Psol) foi à tribuna para se manifestar sobre a denúncia que recebeu, por meio da Comissão de Direitos Humanos, sobre o Hospital Nossa Senhora da Conceição, que segundo ela, está exigindo ordem judicial para a realização de aborto legal nos casos de anencefalia. “Proibir esse tipo de aborto é ilegal no Brasil. Uma vez que o aborto, nesse caso, pode e deve ser realizado no SUS, independe de autorização judicial ou boletim de ocorrência, sendo garantida a proteção da identidade da mãe e a privacidade das mulheres. Vamos exigir explicações por parte do Hospital”, concluiu.

Já o vereador Bruno Mesquita (PL) usou o seu tempo do Pequeno Expediente para solicitar atenção da Prefeitura de Fortaleza e da Etufor nos casos dos trabalhadores dos bairros Bela Vista, Panamericano e Riacho Doce, que chegam a esperar até 1h30 por ônibus na região.

O vereador Ronivaldo (PSD) comunicou a realização de assembleia geral da categoria de professores na última sexta. Conforme o parlamentar, o magistério “reclama atenção de um governo que tem compromisso com a Educação. Uma marca que o governador Elmano vai prosseguir. A gente sabe que as dificuldades para os estados estão postas, mas esperamos o anúncio do reajuste da categoria”.

A janela política também foi abordada pelos vereadores durante a sessão. Depois de fazer um resumo de sua trajetória política, Júlio Brizzi (PDT) afirmou: “a gente só pode estar na política se tiver causa coletiva, se quiser contribuir para a sociedade, se quiser defender, custe o que custar, o que você acredita e o que é bom para o nosso povo”. E por fim, “uma coisa é certa: quando se tem causas e bandeiras a defender, independente da sigla partidária, continuamos lutando por uma cidade melhor, principalmente pela juventude da periferia, suas famílias e comunidades”.

Marcelo Lemos (União Brasil) anunciou a sua saída do partido União Brasil para se filiar ao partido Avante. “Não seria justo com Capitão Wagner, presidente do partido, estando na base do prefeito Sarto. Estou me desfiliando”, disse o parlamentar, que agradeceu o acolhimento dos colegas da antiga sigla.

Foto: Érika Fonseca