Câmara concede o Título de Cidadão Fortalezense a Vicente de Paula Farias Oliveira

20/03/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

A outorga foi de iniciativa do Vereador Moura Taxista

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) concedeu o título de Cidadão Fortalezense ao presidente de honra do Sinditaxi-CE, Vicente de Paula Farias Oliveira, em solenidade realizada na noite desta quarta-feira, 20, no Plenário Fausto Arruda. Na ocasião, o agraciado recebeu o certificado da CMFor, que o intitula como Cidadão Fortalezense, pelos relevantes serviços prestados à Capital Cearense. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da homenagem, Vereador Moura Taxista, em nome do Presidente da Casa, Vereador Gardel Rolim (PDT).

Propositor da homenagem, o vereador Moura Taxista destacou os motivos que o levou a conceder a honraria ao sindicalista Vicente de Paula. “Vicente é um companheiro com mais de quarenta anos dedicados à categoria dos taxistas. Várias conquistas importantes da nossa categoria vieram de lutas organizadas e encabeçadas pelo Vicente. Me sinto honrado, enquanto presidente do Sinditaxi, enquanto vereador de Fortaleza, ter aprovado nesta Casa, o título de Cidadão Fortalezense para o Vicente de Paula.”

O novo intitulado cidadão fortalezense, Vicente Paula Farias Oliveira falou do início de sua carreira ao chegar à Fortaleza e a da satisfação pelo reconhecimento de seu trabalho em favor dos fortalezenses. “Estou aqui desde os meus dezoito anos de idade e aos dezenove comecei a trabalhar como taxista. Então, para mim, é uma honra estar aqui, neste momento, recebendo esta homenagem de um vereador, também, taxista. É um reconhecimento pelo serviço prestado à população.”

Vicente de Paula ladeado pelo vereador Moura Taxista e companheiros de categoria

Além do requerente da solenidade, Vereador Moura Taxista e do outorgado da noite, Vicente de Paula, dentre os presentes, estiveram ainda, o presidente de honra do Sindicato dos Despachantes e Conselho Regional dos Despachantes do Ceará e representante da Central dos Sindicatos Brasileiros, Sérgio Holanda; o presidente da Federação dos Contabilistas do Norte e Nordeste, Manuel Pinheiro; o vice-presidente do Sindicato dos Taxistas, Cláudio Freitas; a diretora do Departamento Feminino do Sindicato dos Taxistas, Beth Holanda; o diretor do Departamento de Aposentados do Sindicato dos Taxistas, Caetano Linhares; o taxista da Rádio Taxi Pioneira, Gilberto Deleon e o vereador do Município de Cariré, Márcio Brito.

Perfil

Vicente de Paula Farias Oliveira nasceu em 31 de agosto de 1956. Natural de Cariré, no Interior do Ceará. Chegou em Fortaleza em 1968. Iniciou na profissão de taxista como segundo condutor, trabalhando em um Corcel Cupê de seu irmão no ano de 1988.

Em 1991, entrou no movimento sindical. Em 1998, participou de uma chapa para concorrer às eleições do Sindicato dos Taxistas de Fortaleza e Região Metropolitana. Na ocasião, ocupou o cargo de secretário. Em 2001, Vicente de Paula assumiu como presidente do Sinditaxi-CE, após ser votado pelos taxistas.

Entre os seus grandes feitos, está a regulamentação da profissão de taxista. Conseguiu também junto ao Governo Federal a compra de veículos novos para a categoria, reduzindo o tempo de três para dois anos sobre o IPI. Seu mandato conseguiu também padronizar a frota de veículos em Fortaleza para branca, a padronização do luminoso e três licitações de táxi para os condutores auxiliares.

Outra grande vitória foi o direito, através de lei, que os taxistas usem a bandeira 2 no mês de dezembro. Em 31 de março de 2019, Vicente encerrou suas obrigações administrativas como presidente do Sinditaxi-CE. Atualmente, ele é presidente de honra da entidade.

Foto: André Lima