Mudança de nome da Praça da Gentilândia é debatida na CMFor

14/03/2024 - Rochelle Nogueira

O debate é de iniciativa da vereadora Adriana Gerônimo (Psol), por meio do projeto de decreto legislativo nº 59/2022.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quinta-feira (14), no auditório Ademar Arruda, uma audiência pública para debater a mudança do nome da Praça da Gentilândia, localizada no bairro Benfica, para Praça Rosa da Fonseca. A iniciativa é da vereadora Adriana Nossa Cara (Psol), por meio do projeto de decreto legislativo nº 59/2022.

Segundo a propositora da audiência, vereadora Adriana Gerônimo, existe uma confusão sobre os nomes denominados das praças da localidade. Segundo ela, desde a década de 60, o Benfica era denominado de Gentilândia e por isso a praça tem o nome de João Gentil, a que fica mais próxima da Reitoria, e a outra de Gentilândia.

“A Praça da Gentilândia nunca recebeu uma denominação oficial pela Prefeitura e pela Câmara Municipal de Fortaleza, mas culturalmente é conhecida como Praça da Gentilândia. Hoje a gente vai discutir qual das duas a população quer de fato que seja a alteração do nome e a gente está aqui como porta-voz da população. Saiu uma pesquisa agora no mês passado que dos 37 equipamentos públicos no estado do Ceará, só três tem nome de mulher. Então, já chega de ter sempre homens ocupando os esquadros de poder de decisão sendo homenageados depois da sua morte. A gente precisa também tornar mais feministas, mais mulheres, esses equipamentos públicos da cidade”, destacou Adriana.

A vereadora Anna Karina (PSOL) destacou a figura de Rosa da Fonseca como ícone de representação para a cidade e principalmente para mulheres. “A Rosa foi uma lutadora, uma professora que viveu anos muito difíceis aqui no Ceará. Então, para nós, a Rosa significa luta, resistência. Ela é uma referência para todos nós. Colocar o nome de Rosa da Fonseca é ressignificar um lugar que a gente sabe que se encontra a juventude, de onde parte muitas lutas”, frisou a parlamentar.

Professora de Rosa da Fonseca, a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenelle, em meio as lembranças da ex-aluna e amiga, falou de sua trajetória que tem grande significado de luta. “Ela era sem dúvida a aluna mais inquieta, a aluna mais decidida e mais subversiva que conheci. Ela foi sempre uma referência muito grande para mim e eu dizia como eu vou deixar de enfrentar uma luta dessa se a Rosa que foi torturada, presa, está na linha de frente? Então foi mais um elemento importante na nossa relação”, evidenciou a ex-prefeita.

Presente ao evento, Iraci Silva, membro do Movimento Crítica Radical, ressaltou a importância da Rosa da Fonseca para o espaço que está sendo pleiteado mudança de nome. “A Rosa e o Movimento Crítica Radical tem sede ali naquele espaço junto com os universitários e com aquela população. A Praça da Gentilândia faz parte desse frevo e dessa nossa luta. Então, é mais que justo uma praça daquela que acolhe tantas pessoas e que acolheu o Movimento Crítica Radical por tantos anos merecer o nome de Rosa da Fonseca” atentou Iraci.

Como encaminhamento, a vereadora Adriana disse que ainda irá aguardar o retorno da comunidade, dos familiares e da sociedade civil organizada de qual das praças deve receber o nome de Rosa da Fonseca e dar os encaminhamentos a matéria na CMFor

Sobre Rosa da Fonseca

Natural de Quixadá, município do interior do Ceará, Rosa Maria Ferreira da Fonseca Nascimento, nasceu no dia 24 de abril de 1949. Foi estudante de ciências sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e militante do movimento estudantil na época do regime militar, sendo inclusive presa política e vítima de tortura antes de fundar, em 1973, o grupo Crítica Radical. Após ser presa, ela não pôde continuar a graduação.

Ao lado de Jorge Paiva, Célia Zanetti, Maria Luiza Fontenele e outros militantes, Rosa contribuiu para a ação e reorganização dos movimentos sociais nos últimos trinta anos de história política no Brasil. Foi eleita vereadora de Fortaleza pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 1992, sendo a segunda mais votada no pleito municipal.

Rosa também foi professora da rede municipal de Fortaleza, sindicalista e presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Ceará. Além de apoiadora de destaque na administração da companheira Maria Luiza Fontenele na Prefeitura de Fortaleza. Rosa faleceu em 01 de junho de 2022 vítima de câncer de ovário.

Composição da mesa

Vereadoras Adriana Gerônimo (PSOL), Anna Karina (PSOL), Professora Adriana Almeida (PT), vereador licenciado, Gabriel Aguiar (PSOL); ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenelle; irmã da Rosa da Fonseca, Lúcia Helena; membro do Movimento Crítica Radical, Chicão Oliveira.

Fotos: Zerosa Filho