Procuradoria da Mulher da CMFor realiza ação de prevenção e combate à violência no Terminal da Parangaba

13/03/2024 - Anna Regadas

O Terminal da Parangaba, recebeu na manhã desta quarta-feira, 13, a Comitiva em Defesa das Mulheres da Procuradoria Especial da Mulher, com ação educativa voltada para a prevenção e combate à violência e à discriminação contra a mulher. A iniciativa, que faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, já passou pelo Terminal Papicu, e ainda deve percorrer os terminais de Messejana e Antônio Bezerra.

A vereadora Anna Karina (PSOL), destaca que a ação tem sido estratégica pois chega onde tem mais mulheres. “A gente sabe que as mulheres são maioria no uso do transporte coletivo, e que muitas delas sofrem violência sexual, importunação sexual, assédio e estamos aqui para dialogar com essas mulheres, mostrando que é possível denunciar o que vem sofrendo para tomarmos ações para impedir”, apontou.

A Procuradora da Mulher, Aline Vilar, destaca que o objetivo é levar informação às mulheres sobre os tipos de violência e garantir o acolhimento e atendimento necessário para as mulheres em situações de vulnerabilidade. “A importância de levar informação às mulheres sobre os tipos de violência, sobre os seus direitos, para que elas nos procurem, se sintam acolhidas e busquem o atendimento da Procuradoria”, ressaltou.

A massoterapeuta, Monique Brasil, falou sobre a importância das mulheres terem acesso ao atendimento. “Achei incrível, pois dá todo um apoio para as mulheres terem esse acolhimento, apoio, ao qual na sociedade, a gente já não tem muito. E muitas mulheres creio que vão se beneficiar com esta ação”, disse.

No encontro foi distribuído material informativo sobre o serviço da Procuradoria da Mulher, sobre os tipos de violência, orientações de como identificar e apoiar as vítimas, além de incentivar a representatividade feminina na política. A iniciativa também contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que promoveu ação educativa sobre a saúde da mulher, com distribuição de camisinhas, além da divulgação de informações sobre as arboviroses, saúde bucal e nutricional, testes rápidos.

Foto: JL Rosa