Desafetações de bens municipais são destaques no Grande Expediente

13/03/2024 - Adriana Albuquerque

Utilizaram a tribuna os vereadores Iraguassú Filho, Didi Mangueira, PPCell, Estrela Barros e Léo Couto.

Na sessão plenária desta quarta-feira, 13, o vereador Iraguassú Filho (PDT) colocou em pauta a temática envolvendo as desafetações propostas pelo Executivo e que tramitam na Câmara Municipal de Fortaleza. O parlamentar destacou a importância da ferramenta na garantia de execução de projetos para a cidade atendendo demandas da população pela construção de creches, espaços de lazer e postos de saúde.

Iraguassú Filho rebateu uma publicação nas redes sociais apontando que as desafetações estavam abaixo do valor real dos imóveis. Segundo o vereador, as propostas tem promovidos a conclusão de obras importantes, como o Vila do Mar, com investimento de R$ 5,5 milhões dos recursos do Fimob (Fundo Municipal Imobiliário). “A gente precisa desmitifica esse cenário relacionado a desafetação e fazer um debate honesto e sincero com dados e informações. A desafetação é um instrumento jurídico”, apontou.

Pela liderança partidária, vereador Didi Mangueira (PDT), destacou as ações na cidade promovida pela gestão do prefeito José Sarto (PDT), ressaltando o direcionamento que a legenda vem promovendo na cidade. O parlamentar evidenciou o compromisso da Prefeitura com a efetivação de direitos da população e que tem utilizado o instrumento das desafetações e desapropriações no ordenamento, e que é uma ferramenta que os gestores ao longos dos anos tem recorrido para ordenar a cidade.

Na fala da liderança do governo, o vereador PPCell (PSD) destacando o compromisso do prefeito José Sarto (PDT) com a população, ressaltou as ações que a gestão tem promovido na cidade na área da saúde, e que o Executivo tem buscado melhorar os serviços prestados ao cidadão. Segundo o parlamentar, a Prefeitura abriu concurso para a rede municipal de saúde através da Fagifor, além de R$ 130 milhões de investimentos na área, com a construção de 16 novos postos de saúde, reestruturação das seis UPAS e seis novas farmácias polo. “É importante que chegue aqui e fale o que está sendo feito. E o Frotinha de Messejana, Gonzaguinha e a reformas dos postos de saúde. Isso não é nada? Para a população isso é muita coisa, os dois postos reformados no Conjunto Palmeiras, pode não ser nada para alguns vereadores mas para a população que precisa é muita coisa”.

A vereadora Estrela Barros (Rede) utilizou a tribuna para apresentar demandas comunidade Socorro Abreu em relação a assistência do Posto de Saúde Floresta. Segundo a parlamentar, famílias relataram a falta de medicações de uso controlado, principalmente relacionado as crianças. Estrela Barros pediu que a liderança do governo veja a situação e que a realidade das periferias não condiz com as ações divulgadas pela Prefeitura.

Vereador Léo Couto (PSB), pela liderança da oposição, questionou os consórcios públicos para os serviços de capinação, varrição e de limpeza de espaços, com a redução da área. Segundo o parlamentar, analisando os contratos de 2018 e 2023, os serviços foram reduzidos apesar do aumento dos recursos.

Foto: Érika Fonseca