Audiência debate a importância da inspeção e manutenção predial em Fortaleza

13/03/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

O foco foi o estado das estruturas das lajes, em especial, as das edificações, no Centro da Capital

A Câmara Municipal de Fortaleza promoveu na noite desta quarta-feira, 13, uma audiência pública para discutir as estruturas de lajes da cidade de Fortaleza, bem como ressaltar a importância da inspeção e manutenção predial na salvaguarda da vida e patrimônio. A discussão aconteceu no Auditório vereador Ademar Arruda. A iniciativa foi de autoria da vereadora Ana Aracapé (PL).   

Dentre os assuntos abordados, destacaram-se a proposta para se criar uma lei que faça cumprir a obrigatoriedade da inspeção predial, visando a preservação de vidas; a atuação da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e o atual cenário estrutural das lajes e marquises das edificações da Capital Cearense.  

Propositora da audiência, a vereadora Ana Aracapé, buscou o espaço no sentido de preservar vidas por meio da antecipação dos incidentes por problemas estruturais nas edificações. “Essa audiência é muito importante para trocarmos ideia, aprender com os profissionais que hoje estão aqui, para esclarecer as dúvidas e, levarmos adiante. Como já tivemos casos de prédios que passaram por problemas estruturais sem inspeção, temos a preocupação de aprender e orientar nossa gente, para que fique mais segura.” 

O presidente do instituto Cearense de Inspeção e Manutenção Predial, José Soares Filho ressaltou o objetivo do debate e destacou a sugestão de uma lei para se evitar incidentes provocados por negligência na manutenção de marquises. “A importância deste debate é conscientizar de que a inspeção salva vidas. Vamos discutir sobre inspeção, manutenção, a importância de antecipar-se aos dados e fatos, através da manutenção preventiva e preditiva, mostrando que ela é mais importante que a corretiva. É preciso que a sociedade e os órgãos fiscalizadores abracem a causa. Queremos sugerir uma lei que foque na inspeção e manutenção de marquises. O objetivo é garantir que o usuário, ao passar no passeio não corra risco de ser atingido pelo desabamento de uma marquise, por falta de manutenção.” 

Além da propositora da Audiência, vereadora Ana Aracapé e do presidente do Instituto Cearense de Inspeção e Manutenção Predial, José Soares Filho, dentre os participantes do debate, marcaram presença, a gerente de monitoramento da Agefis, Rebeca Silveira; o vice-presidente do Instituto Cearense de Inspeção e Manutenção Predial, Rodrigo Botelho; o membro do Instituto Cearense de Inspeção e Manutenção Predial, Jaziel Fernandes e o pesquisador do CNPQ, Fernando Matos. 

Foto: JL Rosa