CMFor recebe gestão do programa Juventude Digital para apresentação do relatório de ações e resultados

12/03/2024 - Ana Clara Cabral

30 mil jovens passaram pelo Juventude Digital, sendo 87% moradores da periferia.

Na manhã desta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Fortaleza recebeu a Fundação de Ciência, Tecnologia, e Inovação de Fortaleza (CITINOVA) e equipe técnica para a apresentação do relatório de ações e resultados do programa Juventude Digital.

Antes de divulgar os números, Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), ressaltou: “essa casa tem um papel fundamental no Programa desde a sua aprovação. É um prazer muito grande estar aqui e poder mostrar, dar transparência, ouvir sugestões e aperfeiçoar cada vez mais o Juventude Digital”.

Segundo Sabóia, o Programa Juventude Digital foi criado em outubro de 2021, sendo a maior política pública permanente de capacitação de jovens para o mercado da tecnologia no Nordeste.

São objetivos do Juventude Digital:

• Inclusão Social e Digital;
  • Geração de Emprego e Renda;
  • Estímulo a Novos Negócios;
  • Fomento à Inovação;
  • Fortalecimento do Mercado Tecnologia da Informação e da Computação;
  • Desenvolvimento da Economia Local.

Balanço do programa

Ao todo, 30 mil jovens passaram pelo Juventude Digital em dois anos, o equivalente a 75% da meta da gestão. 43 mil pessoas foram alcançadas em eventos. Foram realizados 241 cursos e oficinas e 145 eventos.

Perfil do jovem atendido:

• 87% reside na periferia (em bairros de IDH baixo e muito baixo);
  • 71% tem renda familiar de até 2 salários mínimos;
  • 75% dos alunos são oriundos de escolas públicas;
  • 37% dos alunos são mulheres – índice superior a medida do mercado

Conforme apresentado, o Programa tem uma estratégia de micro certificação que permite aos alunos experimentarem trilhas da tecnologia; também trabalha com formato flexível para os alunos com cursos on-line. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais ajudam na preparação para o mercado de trabalho (Liderança, Protagonismo, Gestão de Tempo, Planejamento de Carreira etc).

Ainda, o programa garante a conexão direta com o mercado de tecnologia por meio de parcerias com grandes empresas na realização de capacitações, feiras de empregabilidade, visitas técnicas, mentorias e orientação profissional.

Tássila Ribeiro, de 22 anos, mora no Presidente Kennedy e é uma das alunas do Juventude Digital contratada na área de jogos. Na ocasião, ela deu seu depoimento: “minha trajetória no programa começou em 2021, com meu primeiro curso voltado para a área de jogos. A partir disso, pude ter uma visão completa do mercado e do que eu queria seguir como carreira profissional. Então, fui fazendo mais cursos, até que consegui minha primeira oportunidade de bolsa no Programa Futuros, onde eu e mais quatro jovens desenvolvemos o jogo Reciclofor, voltado para a coleta de lixo, que partia de uma demanda de orientar o cidadão de Fortaleza”.

“Eu sou muito grata por essa política pública existir e por impactar tantos jovens, pessoas ao meu redor. Por transformar a minha carreira e dar motivação para continuar na área da tecnologia”, concluiu a estudante.

A Ianna Brandão, coordenadora do Juventude Digital, declarou: “ver esses dois anos de implementação do JD é ver a potência dessa juventude. Não é só um emprego. É ver realmente eles acreditando na própria capacidade. Ver que eles realmente expandem os sonhos, passam a pensar em um novo mundo. Os nossos jovens não são só números. A gente conhece a história. Isso que faz a diferença. A gente não entrega só um curso, mas também acompanha o desenvolvimento desses alunos”.

O Davi Gomes, secretário de Juventude do Município, afirmou: “é muito bacana vir aqui depois de alguns anos da implantação e ver em tão pouco tempo já trazer bons resultados. Política pública é baseada em dados. O que vimos aqui hoje foi o reflexo da qualidade que a política pública tem, transformando a vida de tantos jovens”. Aproveitando o momento, o secretário agradeceu os vereadores pela aprovação neste ano do maior orçamento da história da Secretaria de Juventude.

Ressaltando a importância da prestação de contas, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT), reiterou: “vir à Câmara Municipal tem um peso diferente. É prestar contas com a representação da população do nosso município. Vir aqui mostrar os resultados reforça o que tenho dito: Fortaleza vive esse momento de prosperidade, geração de emprego e renda. São por ações consorciadas da Prefeitura com o Poder Legislativo, que tem sido muito parceiro. Todas essas ações que precisaram passar pela Câmara Municipal foram sempre discutidas, debatidas e aprovadas pelo Parlamento”. Por fim, o Gardel Rolim (PDT) parabenizou a gestão do Programa pela dedicação.

Após a apresentação do relatório, os vereadores presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas, tirar dúvidas com os representantes da Juventude, da Fundação e do Programa, além de realizar sugestões.

Também fizeram parte do evento Raimundo Gomes de Matos, presidente da Funci; Pedro Rocha, coordenador adjunto da Articulação Política da Prefeitura de Fortaleza; Teka Lenz, coordenador especial da Política sobre Drogas; Hugo Holanda, coordenador do Fortaleza Bilíngue; Caiubi Mani, presidente do Instituto Cuca; Camila Maia, presidente do Instituto Juventude Inovação.

Foto: Érika Fonseca