CMFor concede Medalha do Mérito Jurídico à advogada Keliane Maciel

12/03/2024 - Ana Clara Cabral

A homenageada, Keliane Maciel, é reconhecida pelos serviços prestados na área fiscal.

A Câmara Municipal de Fortaleza promoveu, na noite desta terça-feira, 12, no Plenário Fausto Arruda, uma sessão solene concedendo a Medalha do Mérito Jurídico Municipal José de Albuquerque Rocha à Dra. Keliane Maciel Vieira Benevides. A iniciativa foi de autoria do então vereador Robério Sampaio (PSC), através do requerimento nº 4997 de 2023.

A solenidade foi presidida pela vereadora Priscila Costa (PL) e contou com a presença do procurador geral do município de Redenção, Fernando Brígido; do secretário de Educação do município de Acarape, Jonas Campelo; prefeito do município de Redenção, Davi Benevides.

Na ocasião, a vereadora Priscila Costa (PL) ressaltou: “como suscita a nossa admiração saber que a homenageada de hoje é também uma mãe comprometida. Ouvindo a biografia dela, tudo começou com a sua mãe, a inspiração e encorajamento. E como é poderoso o encorajamento de uma mãe. O resultado disso é o orgulho que a cidade de Fortaleza tem hoje em colocar essa Medalha de Mérito Jurídico no peito da nossa homenageada, Keliane Maciel”.

Aproveitando o momento, Robério Sampaio declarou: “essa homenagem é para você como mulher, advogada, esposa, mãe e que representa tantas outras mulheres que trabalham diariamente na busca por mais espaço para as mulheres, mais igualdade de condições de trabalho e salários justos. Que você sirva de inspiração para que mais mulheres estejam prontas para buscar e permanecer nas posições mais altas, tanto da política, quanto no mercado de trabalho. Parabéns por esta justa homenagem”.

Logo após, a homenageada Dra. Keliane Maciel discursou: “saber que o que começou com um sonho, hoje é o sustento da minha família, fruto exclusivo do meu trabalho, conhecimento jurídico e dedicação é muito gratificante. Que esta honra sirva como lembrete da responsabilidade que eu carrego como profissional do Direito, comprometendo-me a continuar contribuindo para a busca da justiça e da equidade fiscal. Que eu consiga sempre ajudar os contribuintes a crescerem e a se desenvolverem. Reafirmo o meu compromisso com a causa jurídica e em tentar manter o equilíbrio fiscal”.

Biografia

A advogada Keliane Maciel Meira Benevides é natural de Fortaleza. Desde criança, Keliane já vocacionava para a área jurídica, sempre indagando sobre questões do cotidiano aos seus pais. Ainda cursando a faculdade de Direito na Universidade de Fortaleza, iniciou seu curso de Pós-Graduação na área tributária.

Seu primeiro estágio foi no escritório de contabilidade de sua mãe, auditando folhas de pagamento, de onde adquiriu grande conhecimento sobre o Direito do Trabalho; além de tributação de Imposto de Renda na Fonte, recolhimento de FGTS, INSS patronal, de terceiros e sobre a folha.

Iniciou sozinha seu próprio escritório, pegando pequenas causas, realizando-as à noite, após o expediente de trabalho. Seu namorado à época, Mauro Benevides Neto, atual esposo, juntou-se nessa jornada. Montaram um pequeno escritório com a ajuda de ambos os seus pais.

Keliane buscou conhecimento e atualizações na área, especializou-se em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Também, em ICMS pela Faculdade CDL. Atuou como Conselheira titular do Contencioso Administrativo Tributário do Município de Fortaleza, na cadeira pertencente à FIEC.

Atualmente, percebendo que a Contabilidade está intrinsecamente ligada à sua área de atuação, está no último semestre do curso de graduação em Ciências Contábeis pela Estácio. Keliane ainda é Conselheira Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará (triênio 2022-2025) e membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE.

Foto: André Lima