Grupos prioritários já podem se vacinar contra a influenza em Fortaleza

11/03/2024 - Ana Clara Cabral

A população encontra a vacina em todos os postos de saúde da cidade.

Começa nesta segunda-feira (11) a campanha de vacinação 2024 contra a influenza. Neste primeiro momento, podem se vacinar os grupos prioritários. Para o início da campanha, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Município recebeu cerca de 254 mil doses.

Todos os postos de saúde estão disponíveis para vacinar as pessoas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos fins de semana e feriados, dois postos de saúde estarão à disposição da população, das 8h às 16h30, conforme programação divulgada no portal de notícias da Prefeitura.

Confira aqui o endereço dos postos de saúde. E saiba aqui onde estão realocados os atendimentos dos postos em reforma.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e provoca sintomas de síndrome gripal. A vacina atua contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B (Haemophilus Influenza).

Grupos prioritários

Para ter direito à imunização, é necessário apresentar documento oficial com foto, além de comprovação que demonstre fazer parte do grupo prioritário. Confira abaixo:

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Idosos a partir de 60 anos;
  • Gestantes e puérperas (cartão da gestante ou exame de gravidez);
  • Povos indígenas;
  • Professores do ensino básico ou superior (crachá com foto ou contracheque);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso (crachá com foto ou contracheque);
  • Trabalhadores portuários (crachá com foto ou contracheque);
  • Forças de segurança e salvamento (crachá com foto ou contracheque);
  • Forças armadas (crachá com foto ou contracheque);
  • Pessoas em situação de rua;
  • Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade (carteira do conselho, contracheque, declaração do serviço de saúde em Fortaleza ou crachá com foto);
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentes da idade (doenças: respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, neurológica crônica, além de diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias) – apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica com até seis meses.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Foto: JL Rosa