Escola do Parlamento inicia curso de Inglês Básico

11/03/2024 - Anna Regadas

Ministrado por Carmen Frota, o curso ocorre de forma presencial, no horário de 8h às 9h30h. A capacitação possui carga-horária de 60 horas-aula e segue até o dia 30 de agosto, com aulas de segunda a sexta-feira.

A Câmara Municipal de Fortaleza, por meio da Escola do Parlamento (EPFOR), deu início nesta segunda-feira, 11, às aulas do curso de Inglês Básico. A capacitação é voltada para parlamentares, assessores, servidores e funcionários do Legislativo Municipal.

A primeira turma conta com 53 alunos inscritos. O conteúdo vai abordar os conceitos do verbo “to be”, vocabulário básico de palavras, nomes, pronomes, saudações, artigos e numerais.

Como explica a ministrante Carmem Frota. “O intuito é realmente o inglês básico, iniciante, onde a gente começa do zero, com alfabeto, números, o verbo to be, para você aprender a se expressar, dizer o seu nome, um bom dia, aprender as horas, como está, e poder se expressar na sala de aula, perguntar, fazer questionamentos. Depois a gente vai evoluindo, vamos fazer diálogos, praticar a pronúncia e faremos uma avaliação na metade e no final do curso”, apontou.

Para a servidora da Manutenção, Francisca Nilda Pereira, que participou da aula, a formação é importante para abrir portas. “Hoje é o primeiro dia e está sendo muito bom e muito prestativo para quem quer aprender. Eu estou amando, e pretendo continuar até o final. Tem umas propostas que precisa e é por isso que eu vou pegar e agarrar a oportunidade desse curso”.

A assessora parlamentar, Antônia Nélia Soares, destaca a oportunidade de aprender inglês no ambiente de trabalho. “É um curso riquíssimo, eu acredito que quem não aproveitou, deve aproveitar as próximas inscrições pois é de uma grandiosidade. Hoje a gente está tendo essa oportunidade de aprender o inglês básico que é fundamental na nossa vida dentro da sociedade”, afirmou.

O servidor do Controle Interno, Edilson Moura Coelho também concorda. “É uma iniciativa muito importante aqui da Câmara para que os servidores tenham esse conhecimento, que hoje é importante para todo mundo. Quem não sabe inglês daqui a um certo tempo vai ficar atrás. E o curso é muito bom, dá uma noção bem básica, mas importante para entender o inglês,” disse.

Mini Currículo

Carmem Frota é coordenadora do departamento de Cerimonial da Casa, graduada em Comunicação, com formação pela EF. Também já atuou como professora de inglês da Escola Superior do Parlamento Cearense -UNIPACE.

Foto: Érika Fonseca