EDHAL participa da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

11/03/2024 - Adriana Albuquerque

O evento é gratuito e acontece até o dia 15 de março na Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos inicia programação em Fortaleza. A abertura da mostra, que ocorre nesta terça-feira, 12, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, contará com a participação do Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), que integrará a mesa de debate envolvendo a temática dos Direitos Humanos com foco no filme do cineasta Silvio Tendler, “Nas Asas da Pan Am (2020)”.

A Mostra é uma realização do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e do Ministério da Cultura, produção nacional da Universidade Federal Fluminense e produção local da Casa Amarela Eusélio Oliveira, um equipamento cultural da Pró-reitoria de Cultura da UFC. O evento é gratuito e acontece entre os dias 12 e 15 de março. Confira a programação.

O coordenador do EDHAL, Marcus Giovanni, fala da importância do evento para a difusão de temas relacionados aos Direitos Humanos. “É um evento que acontece todos os anos desde o Plano Nacional de Direitos Humanos. Esse evento utiliza as linguagens de mídia para desmistificar os conceitos de direitos humanos. Quando se utiliza essa linguagem, eles levam alguns conceitos de direitos humanos para o grande público”.

Sobre o tema da abertura, Marcus Giovanni destaca a questão dos refugiados, sobre violência, sobre a comunidade LGBTQIAP+, racismo, dentre outros assuntos. “Para o EDHAL está participando do cenário local, a nível municipal, das discussões sobre direitos humanos, estadual e nacional é um ganho político, porque reforça o compromisso da Casa com a questão dos direitos humanos”.

> 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos Endereço da Mostra: Casa Amarela Eusélio Oliveira Av. da Universidade, 2591 – Benfica
Data: 12 a 15 de março

Posse dos Conselheiros das Zeis de Fortaleza

O EDHAL participa ainda da cerimônia de posse dos Conselheiros das Zeis de Fortaleza, promovida pelo Instituto de Planejamento (Iplanfor), que ocorre no Teatro São José na terça-feira, 12, às 18h30.

Foto: Arquivo/CMFor