Câmara de Fortaleza celebra o Dia Internacional da Mulher

08/03/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal homenageou 39 mulheres destacadas pelas 10 vereadoras da Casa

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta sexta-feira, 8, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, cada uma das 10 vereadoras que compõe o Legislativo com os demais parlamentares, escolheram quatro mulheres de destaque na sociedade cearense para prestar uma homenagem. As contempladas receberam flores e uma placa de reconhecimento por seus méritos. A Sessão Solene foi presidida pela vereadora Professora Adriana Almeida (PT), em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT). 

Representando todas as homenageadas da noite, Maria Cineide falou da representatividade das homenageadas, na luta contra o modelo de sociedade exploradora. “Representamos as lutas, o dia a dia que as mulheres realizam contra a violência. Nós sabemos que as mulheres homenageadas desta noite, são mulheres que combatem esse modelo de sociedade que explora as mulheres de todas as formas. Nós estamos juntas para construirmos uma nova sociedade, justa e igualitária.” 

As 10 vereadoras da Casa marcaram presença na solenidade e, cada uma delas, discursou em favor de suas homenageadas e de todas as mulheres. Confira: 

“Todas as vereadoras contribuem em homenagear essas mulheres. É uma forma de expressarmos o carinho e o respeito. O Nosso maior parabéns, é o respeito.” – Vereadora Kátia Rodrigues (Cidadania). 

“A nossa luta não para. Nossa luta é para que tenhamos vez e voz. Aqui neste parlamento, somos dez e nós temos vez e voz para lutar por políticas que venham defender as nossas mulheres.” – Vereadora Ana Aracapé (PL). 

“Homenagear essas mulheres aqui na Câmara é um marco simbólico, mas, ainda é muito pequeno em relação ao horizonte que a gente precisa conquistar, que é ter mulheres trans eleitas na Câmara Municipal.” – Vereadora Adriana Gerônimo (Mandata Coletiva Nossa Cara – PSOL).  

“Eu acredito que a mulher comum, anônima, em seu lar, na sua família, tem o poder de mudar a sociedade, quando ela cuida dos seus filhos, quando ela enche seu espírito de esperança, quando ela encoraja o seu esposo.” – Vereadora Priscila Costa (PL). 

“Presidir esta Sessão, hoje, é muito significativo. Eu já fui homenageada pela vereadora Larissa Gaspar, me homenageou há alguns anos e, hoje, eu estou presidindo como vereadora de Fortaleza. Então é muito significativo para as mulheres. É mito importante a gente mostrar a nossa força, o nosso empoderamento e que a gente pode muito mais.” – Vereadora Adriana Almeida (PT). 

“Ainda há muito a ser feito. A vida das mulheres importa. Não somos objetos para sermos tratadas como vem acontecendo, no nosso País, de forma, extremamente, abominável. É pela vida das mulheres que lutamos e, dias melhores virão.” – Vereadora Anna Karina (PSOL). 

“Hoje estamos celebrando uma data importante. Que a gente possa passar para os nossos filhos. Porque nós somos mães e a gente cria os nossos filhos e, muitas vezes, num sistema patriarcal, ainda e, quando eles crescem, a gente quer tentar modificar o que nós os ensinamos. Então precisamos refletir. Vamos todas, juntas, lutar por nós mesmas.” – Vereadora Cláudia Gomes (PSDB). 

“Mulheres têm visão de águia. Ela tem duas opções, ou morrer ou sobreviver e, eu acredito que todas as mulheres aqui, são como águias, têm visão de águias. Mulher não ocupa espaço, ela conquista.” – Vereadora Estrela Barros (Rede). 

“Eu acredito na luta que a gente luta por tudo. Todas as oportunidades estão abertas para nós, homens e mulheres. Se a gente quiser, a gente consegue. Se tiver força, coragem e fé em Deus, você chega lá, por isso todas estamos aqui.”  – Vereadora Tia Francisca (PL). 

“A gente ainda vive um momento de grande dificuldade. Ainda somos mortas, por uma grande quantidade de feminicídio, ainda somos diminuídas pela condição do nosso gênero e ainda somos testadas, quase que diariamente, se somos realmente, conhecedoras daquilo que acreditamos. – Vereadora Ana Paula (PDT). 

Mesa diretora composta pelas 10 vereadoras de Fortaleza

Confira nos links 1 e 2, as galerias de fotos desta solenidade.

Dia Internacional da Mulher (8 de março) 

Esta comemoração recorda as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Assim, continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades. 

O marco oficial para ter sido escolhido o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher foi a manifestação “Pão e Paz”. Essa manifestação reuniu cerca de 90 mil operárias russas e aconteceu no dia 8 de março de 1917. 

A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e é um lembrete de que a luta ainda não acabou. Mulheres lutam todos os dias para melhorar a vida e alcançar seus direitos. 

Foto: Mateus Dantas