Vereador defende ampliação do atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza

07/03/2024 - Anna Regadas

Os vereadores ainda repercutiram sobre as intervenções realizadas no Conjunto Ceará e sobre as ações em alusão ao Dia das Mulheres.

Destacando a demanda para consultas com psiquiatras e psicólogos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Fortaleza, o vereador Dr. Vicente (PT), durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 07, defendeu a ampliação do atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

De acordo com o parlamentar, um CAPs possui cerca de 16 mil usuários e conta apenas com quatro médicos. “Fico preocupado pois são crianças, adultos, que não tem acesso à consulta. Hoje uma pessoa não consegue uma consulta com menos de oito meses. Sei que a Prefeitura tem os planos de fazer o concurso para médicos psiquiatras”.

Dr. Vicente ainda solicitou a melhoria na infraestrutura das unidades. “A população tem reclamado das goteiras nos CAPs e que também não tem sala suficiente para os atendimentos, tendo que esperar”, apontou.

Já o vereador Diógenes Madeira (PRD) aproveitou seu momento de fala para agradecer à gestão municipal pelas intervenções realizadas no bairro Conjunto Ceará. “Nosso mandato esta corpo a corpo, ouvindo as demandas e levando-as ao Poder Público, e é com muita alegria que venho aqui agradecer a gestão pois estão sendo atendidas”.

Dentre as intervenções citou a limpeza e capinação na unidade de visitação V9. “Temos um trabalho social no Conjunto Ceará há 35 anos, e a gente sempre procurou ouvir as pessoas, os grupos, para termos a certeza que estamos levando as demandas certas. Conseguimos trazer um mutirão e a iluminação em breve está chegando. Hoje a gente vê a felicidade da comunidade e é muito gratificante ser a voz dos moradores”, disse.

Fazendo alusão à Semana da Mulher, a vereadora Anna Karina (PSOL) repudiou a nomeação do deputado Nikolas Ferreira como presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados e prestou solidariedade à vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL).

“Ontem a vereadora Adriana sofreu violência de gênero provocada por uma vereadora, cujo partido fraudou as cotas de gênero no Ceará nas ultimas eleições e outro assunto foi a nomeação do presidente da Comissão de Educação, o senhor Nikolas, que no dia 8 de março vestiu uma peruca e fez chacota das mulheres, especialmente das mulheres trans, logo num pais que mais mata pessoas trans no mundo. Isso é vergonhoso. E quero aqui utilizar minha fala para registrar o meu repúdio à esses dois acontecimentos, logo na semana do 8 de março “, criticou.

A parlamentar ainda convidou todas as mulheres a participarem de ação na Praça do Ferreira, nesta sexta-feira, 8 de março. “Vai começar às 8h da manhã com uma programação cultural e uma feira com serviços às mulheres e às 16h vamos sair numa grande caminhada pelo centro da cidade e também nesta Casa vamos ter um calendário homenageando as mulheres. Então aqui fazer uma convocatória”.

Foto: JL Rosa