Audiência debate a criação do bairro Abreulândia

07/03/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Comunidade local e autoridades debateram o estabelecimento do local como um novo bairro de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza promoveu na noite desta quinta-feira, 7, uma audiência pública para discutir criação do bairro Abreulândia. A discussão aconteceu na Igreja Evangélica Assembleia de Deus água Viva, na própria localidade. A iniciativa foi de autoria do vereador Dr. Vicente (PT). 

Dentre os encaminhamentos, o representante da SEUMA, Jonatas Gomes se comprometeu em providenciar as delimitações geográficas do território, para que não haja conflito com os bairros adjacentes e cidades vizinha da região metropolitana de Fortaleza. O Geógrafo da Seuma deverá apresentar um croqui à Câmara de Fortaleza, para que o Legislativo dê segmento ao processo de consolidação do bairro Abreulândia. Além da Seuma, a Cagece, representada por seu superintendente de negócios, Rogério Leite, propôs a viabilização para a rede de saneamento, água e esgoto para a comunidade local. 

O propositor da audiência, vereador Dr. Vicente, buscou o espaço no sentido de alcançar o desejo da população, de ter a comunidade da Abreulândia reconhecida como bairro e receber os benefícios de direito. “A população está reivindicando para que a Abreulândia passe a ser um bairro de Fortaleza. Aqui tem muita dificuldade na área da educação, saúde e saneamento. Sendo bairro, é lutar daqui em diante, por uma escola, uma creche, um posto de saúde, transporte, lutar por melhores condições de vida da população. Convocamos várias autoridades e a população local com a expectativa de ouvir as demandas e ajudar a comunidade da Abreulândia.” 

A representante da comunidade da Abreulândia, Elanany Cristina dos Anjos falou das dificuldades enfrentadas pela comunidade por não ser reconhecida como bairro e da expectativa para que a mudança aconteça. “Hoje, a Abreulândia faz parte do bairro Sabiaguaba. Quando reivindicamos algo nos órgãos públicos, eles alegam que já temos os benefícios, como escola e posto de saúde. Nós não temos. Não temos pracinha, não temos areninha, não temos escola, não temos infraestrutura nas ruas. A gente já vem nessa luta há muito tempo. É a primeira vez que conseguimos uma audiência pública e temos a expectativa de conseguir tornar a Abreulândia em um bairro, porque temos direitos, temos reivindicações plausíveis.” 

População compareceu para reivindicar pela criação do Bairro

Além do propositor da Audiência, vereador Dr. Vicente, da líder comunitária, Elany dos Anjos, dos representantes da SEUMA e da Cagece, Jonatas Gomes e Rogério Leite, dentre os participantes do debate, marcaram presença o deputado estadual Guilherme Sampaio (PT); o vereador Gabriel Aguiar (PSOL); o superintendente estadual do IBGE, Francisco José Moreira Lopes e o representante da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, Rodrigo Pereira. 

Foto: André Lima