Aracapé: conheça sobre o bairro que vai receber a 9ª edição do “Meu bairro, nossa Câmara”

07/03/2024 - Anna Regadas

O bairro será ponto de encontro da nona edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”, que acontece neste sábado, 9 de março, das 8h às 13h.

Com mais de 21 mil habitantes, o Aracapé é um bairro majoritariamente residencial, mas possui uma quantidade considerável de comércios, contando hoje com 944 empresas ativas. O bairro será ponto de encontro da nona edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”, que acontece neste sábado, 9 de março, das 8h às 13h, no Microparque Urbano Aracapé. As ações vão se concentrar na rua Poliana s/n, entre a avenida C e a rua Tenente Osvaldo Lima.

Recém inaugurado, o Microparque Urbano do Aracapé conta com quadra de areia, academia ao ar livre, trilha ecológica, futmesa, área recreativa para as crianças e parquinho infantil. O espaço tem atraído os moradores do bairro.

Além do Microparque, os espaços de convivência, de lazer e esporte como praças e areninhas também estimulam a socialização da comunidade do bairro e movimentam a economia local.

Antes do Censo de 2010, o Aracapé fazia parte do Mondubim. A separação veio após a nova divisão de bairros e aumento das regionais da Capital. Alguns equipamentos, no entanto, ainda estão com endereço e limites do Mondubim, como, por exemplo, a Areninha do Aracapé. Já a estação de Metrô do Aracapé, apesar do nome, é localizada no bairro Parque Santa Rosa.

Com 2,18 quilômetros quadrados de área, o Aracapé é cercado pelos bairros Presidente Vargas, Parque Santa Rosa, Conjunto Esperança, Mondubim e Planalto Ayrton Senna. Entre as vias principais deste bairro de Fortaleza, destaque para Edson Magalhães; Godofredo Maciel; e Maria Gomes de Sá.

A população do bairro é abastecida por duas creches parceiras, três Centros de Educação Infantil e uma escola. A comunidade também conta com um posto de saúde. O bairro também possui um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Os moradores também contam com a feira livre, que acontece às terças-feiras, na Av. Miguel Aragão.  Nesse mês de março, 110 feirantes, receberam inclusive termos de autorização da Prefeitura, garantindo maior segurança. Os feirantes também participaram dos cursos de capacitação oferecidos pela gestão municipal.

Para se deslocar pela cidade, os moradores contam com três linhas de ônibus e ainda uma estação do Metrô.

Meu Bairro, Nossa Câmara – 9ª edição
Quando: Sábado (09) de 8h às 13h
Onde: Microparque Urbano Aracapé
Endereço: Rua Poliana s/n (entre a avenida C e a rua Tenente Osvaldo Lima).

Foto: André Lima