Área verde amplia as possibilidades de esporte, lazer e cultura na Regional 10

06/03/2024 - Ana Clara Cabral

A caminho da serra, moradores da Regional 10 dispõe de grandes áreas verdes como principal alternativa para o lazer.

O clima de natureza e ar puro se integra ao desenvolvimento da capital nos bairros da Regional 10, a caminho das cidades serranas. Nessa região, o esporte e o lazer são aliados do meio ambiente. Fazem parte da Regional 10 os bairros Maraponga, Mondubim, Novo Mondubim, Conjunto Esperança, Aracapé, Canindezinho, Jardim Cearense, Manoel Sátiro, Parque Santa Rosa, Parque São José e Presidente Vargas.

Próximo da Maraponga, bairros como Mondubim e Conjunto Esperança ganham destaque. O primeiro, por exemplo, tem uma longa história que remonta ao século XIX. Existem mapas datados de 1875 que mostram uma estação de trem com o nome desse bairro. A linha férrea levou desenvolvimento para a região e atraiu moradores.

A área foi o local onde os artistas plásticos Nice e Estrigas decidiram viver até os últimos dias de vida. O sítio onde o casal viveu se transformou numa casa-museu, que mantém um dos principais e mais importantes acervos de artes plásticas do Ceará: o Minimuseu Firmeza.

A Lagoa da Maraponga, considerada parque ecológico, faz parte de uma Unidade de Conservação de aproximadamente 31 hectares. O espaço é fundamental para o controle da temperatura e da umidade, favorecendo a biodiversidade. A área também oferece vasta rede comercial de bares e restaurantes.

Também o Parque Urbano da Lagoa do Mondubim, que faz parte da bacia do Rio Ceará, onde índios nativos da região pescavam e caçavam, possui uma história intrinsecamente ligada ao crescimento de Fortaleza. O nome “Mondubim” já podia ser encontrado em antigos mapas portugueses, mas somente depois da construção da “Estrada de Ferro Baturité” foi que as pessoas começaram a desembarcar vindo do interior e a desenvolver a região.

A Lagoa do Mondubim atualmente é um ponto central para lazer no bairro, pois está localizada ao lado do Cuca Mondubim e próxima a vários modais de mobilidade urbana. Depois da requalificação entregue pela Prefeitura, o local passou a contar com cerca de 200 mil m² de área urbanizada, com praças arborizadas, que receberam três conjuntos de academia ao ar livre, novos passeios acessíveis, além de estacionamento para os visitantes.

Ao todo, a Regional 10 conta com 13 Areninhas e Mini Areninhas, sendo 8 no Mondubim, uma no Jardim Cearense, uma no Aracapé, uma no Parque Santa Rosa, uma Conjunto Esperança e outra na Vila Manoel Sátiro. Confira abaixo:

• Areninha Alto da Paz. Rua Marcos César, 89 – Jardim Cearense
  • Areninha Aracapé. Rua Miguel De Aragão, S/N – Aracapé
  • Areninha Campo dos Bandeirantes. Av E com Rua Ari Lobo, S/N – Parque Santa Rosa
  • Areninha Conjunto Esperança. Av Contorno Norte, S/N – Conjunto Esperança
  • Areninha Mondubim – Aracapé 2. Rua Maria Gomes de Sá, s/n, com Rua Epifânio – Mondubim
  • Areninha Santo Antônio – Mondubim. Rua Waldir Diogo com Av. Contorno Oeste, S/N – Mondubim
  • Areninha Sítio Córrego. Rua 10 com Rua 6 – Mondubim
  • Areninha Vila Manoel Sátiro – Campo do São Paulo. Rua Bulgária com Av. Cônego de Castro, S/N – Vila Manoel Sátiro
  • Mini Areninha Conjunto Esperança (Complexo C3). Rua Guilhermina Rocha, S/N – Mondubim
  • Mini Areninha Campo Novo Mondubim / Maria Quevedo. Rua 103, S/N – Novo Mondubim
  • Mini Areninha do Mondubim. Rua Quartzo com Vereadora Zélia Correia de Souza, S/N – Mondubim