Vereadores ressaltam medida de segurança a demolição do Edifício São Pedro

05/03/2024 - Rochelle Nogueira

Os vereadores têm o tempo de até 10 minutos para destacar assuntos relevantes para a sociedade.

Durante o grande expediente desta terça-feira (5), os vereadores discutiram alguns assuntos de interesse da cidade. As discussões sobre a demolição do Edifício São Pedro foi tema de debate pelos vereadores que afirmaram ser uma decisão acertada da gestão, pois tem o intuito de resguardar a segurança das pessoas.

O vereador PP Cell (PSD), pela liderança do executivo, ressaltou que o Edifício São Pedro era utilizado por vândalos e causava insegurança ao bairro. “O prefeito está resolvendo o problema. Basta fazer uma pesquisa com quem mora nas redondezas se a ação do gestor foi acertada ou não. Um absurdo o prédio está daquele jeito”, disse PP Cell.

Em um aparte, o vereador Iraguassú Filho citou que a demolição é uma medida acertada, pois garante a segurança física e também de infraestrutura. “O prédio não tem condições de ser recuperado e, inclusive, há um decreto nº 35.596/2023, do governador Elmano de Freitas, indeferindo o tombamento do local. Se continuar em pé vai causar uma tragédia”, complementou.

A vereadora Professora Adriana Almeida (PT) também entrou na discussão. Ela enfatizou que é preciso a compreensão de que uma cidade vai muito além da construção de grandes prédios e que é preciso preservar sua história. “Temos obrigação de preservar todo patrimônio cultural da cidade e hoje Fortaleza vem perdendo essa capacidade de cuidar do seu patrimônio histórico e cultural”, relatou a professora.

Outro a utilizar o grande expediente foi o vereador Pedro Matos (PL) que registrou sua visita a comunidade do Verdes Mares e dos Índios, no Papicu. Além disso, destacou as entregas realizadas pela Prefeitura de Fortaleza na área da saúde e educação na localidade, citando a entrega da creche Menino Maluquinho. “Uma creche inovadora, reformada e qualificada. A Prefeitura também entregou a 30ª unidade de Centro de Educação Infantil com berçário. Muito importante a gente compreender que além de ter a Escola de Tempo Integral também tem o berçário para que os pais deixem ali seus filhos e possam trabalhar com tranquilidade”, contou o vereador que também citou a visita ao Posto de Saúde do bairro que já se encontra com 85% das obras concluídas.

O vereador Moura Taxista (PSB) falou da repercussão positiva do projeto de lei ordinária nº 31/2024, de sua autoria, que autoriza a utilização do vale-transporte (passecard e cartão bilhete único) no transporte individual por táxi. “Que o trabalhador tenha o direito de usar o seu passecard para pagar uma corrida de táxi. A repercussão foi algo muito gratificante e com proporção grande. Importante esse esforço da gestão municipal para colocar esse projeto em ação. Tenho certeza que voltará aqui para a Câmara Municipal em forma de mensagem”, pontuou Moura.

O vereador Márcio Martins (SD) ressaltou na tribuna a instalação da CPI dos aplicativos assinado por 14 vereadores. O parlamentar ressaltou que a motivação da abertura dessa Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as empresas de aplicativo em nada se assemelha com a pauta do Governo Federal que está em debate sobre a regulamentação da profissão do motorista de aplicativo. “O nosso objetivo com a CPI é com a competência local, municipal, investigar alguns absurdos que são praticados pelas empresas de aplicativo”, evidenciou.

Pelo tempo da liderança da oposição, o vereador Leo Couto (PSB) questionou alguns dados apresentados pela vice-liderança do executivo. “Aqui foram colocadas algumas ações da Prefeitura de Fortaleza em relação as chuvas na nossa cidade, mas os resultados são pífios diante do tamanho da população. Além disso, os estudantes estão entrando o mês de março sem receber o fardamento”, disse o vereador.

Foto: arquivo/CMFor