Regional 10 tem comércio pulsante e mais de 19 mil empresas ativas

05/03/2024 - Anna Regadas

Com grande potencial econômico, a Regional 10 tem sido a aposta de empreendedores e lojistas para a abertura de novos negócios. Hoje, são mais de 19.509 empresas ativas, na região, com o bairro Mondubim liderando com 6.500 empreendimentos. O comércio varejista de vestuário e acessórios aparece em primeiro lugar no bairro, seguido por salões de beleza

Em segundo lugar aparece o bairro Canindezinho com 2.158 empresas. O comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios lidera no bairro, seguido pelos serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure.

O bairro Maraponga é o terceiro da Regional 10 com maior número de empresas ativas, totalizando 2.142 negócios. O comércio atacadista e varejista de artigos do vestuário e acessórios lideram o ranking, com destaque para o Maraponga Mart Moda, que atrai compradores de toda a Capital. A região também é muito conhecida pelos bares, clubes e restaurantes que movimentam a vida noturna e geram renda local. Fábricas grande como a Granjas Cialne e Avine estão presentes na Regional 10.

Para quem reside na região, além do comércio pulsante com a oferta de diversos serviços ainda tem acesso a produtos fresquinhos (frutas, legumes) por meio das feiras livres. São elas:

• Aracapé – Av. Miguel Aragão, quadra 04
  • Canindezinho – Av. Jardim Fluminense, entre Av. Osório de Paiva e Rua Cônego de Castro
  • Parque Santa Rosa – Rua Aristides, entre as ruas Professor Cabral e das Cerejeiras
  • Maraponga – Rua 10, S/N – Campo dos Ingleses
  • Vila Manoel Sátiro – Rua Uirapuru com Rua Cônego de Castro, S/N

Por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) ações estratégicas também tem sido implantadas para fortalecer os negócios locais e estimular a abertura e formalização de novos empreendimentos. Dentre essas ações destaca-se a promoção de feiras e eventos, oferta de crédito orientado, apoio à economia criativa e desenvolvimento inclusivo por meio dos programas: Fortaleza Capacita, Nossas Guerreiras, Meu Bairro Empreendedor e Costurando o Futuro.

Somente na Regional 10, o programa Fortaleza Capacita já contemplou 6.845 pessoas em áreas como marketing, finanças, planejamento e vendas. As inscrições para o programa continuam abertas pelo site.

Já o Programa Nossas Guerreiras, que fornece crédito orientado de até R$ 3 mil para mulheres de baixa renda, maiores de 18 anos, prioritariamente chefes de família e que desejem empreender já beneficiou 1.140 mulheres mulheres da Regional 10. O Programa também continua com inscrições abertas e o cadastro pode ser realizado pelo site.

O Projeto Costurando o Futuro ajuda pequenos empreendedores fornecendo máquinas de costura. A iniciativa segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado, colaborativo e gratuito, voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os ateliês disponibilizam máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte. Na Regional 10, o ateliê fica no no Cuca Mondubim.

Meu bairro, nossa Câmara na Regional 10

E falando em ações que movimentam a região, o projeto “Meu bairro, nossa Câmara” desembarca dia 9 de março no Microparque Aracapé, localizado na Rua Poliana s/n (entre a avenida C e a rua Tenente Osvaldo Lima, bairro Aracapé.

A Câmara Municipal de Fortaleza vai estar das 8h às 13h, com a Ouvidoria da Casa dialogando com a comunidade, além de prestar diversos serviços por meio da Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, Biblioteca José de Alencar e outros órgãos públicos, oferecendo também uma programação educativa e cultural.

Foto: Mateus Dantas