Procuradoria Especial da Mulher realiza ação em terminais de Fortaleza

05/03/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

A Comitiva em Defesa das Mulheres desembarca no Terminal Papicu na sexta-feira (8).

Com o objetivo de prevenir e combater a violência, a discriminação contra a mulher e a desigualdade de gênero, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Fortaleza realizará a 1ª Comitiva em Defesa das Mulheres durante este mês de março, nos terminais de ônibus da capital. A ação terá início na sexta-feira, 8, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

A Procuradora Especial da Mulher, Dra. Aline Vilar, justifica a iniciativa: “objetivando a representação e amparo de mulheres vítimas de violência e/ou discriminação que, na maioria dos casos, também vivenciam vulnerabilidade social, econômica e considerando o grande número de mulheres que transitam diariamente pelos terminais de integração, resolvi ampliar a divulgação e o alcance da nossa assistência às mulheres com a realização da 1ª Comitiva em Defesa das Mulheres, destacando-se a importância desta instituição, desde o apoio às vítimas de violência até a promoção de políticas inclusivas”.

A Comitiva contará com a participação de diversos órgãos e instituições que lutam em prol do combate à violência. Veja abaixo:

• Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE/CE);
  • Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB/CE);
  • Fundação da Criança e do Adolescente (FUNCI);
  • Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (NUDEM);
  • Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde (CRM);
  • Promotoria de Justiça de Combate a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza (MPCE);
  • 1° Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (TJCE);
  • 2° Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (TJCE);
  • Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM); Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (DCECA);
  • Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS);
  • Rede Itinerantes de Mulheres Atuantes (RIMA);
  • Instituto Maria da Penha (IMP);
  • Grupamento Especial Maria da Penha (GEMP);
  • Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMU);
  • Casa da Criança e do Adolescente (CCA);
  • Núcleo Atendimento às Vítimas de Violência Urbana (NAVV);
  • Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE);
  • Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Estado do Ceará (NUPROM);
  • Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV); dentre outros.

Confira a programação da Comitiva em Defesa das Mulheres

Dia 08/03 (sexta-feira): Terminal do Papicu;
Dia 13/03 (quarta-feira): Terminal da Parangaba;
Dia 20/03 (quarta-feira): Terminal de Messejana;
Dia 27/03 (quarta-feira): Terminal do Antônio Bezerra.

As ações acontecerão sempre pela manhã, de 7h às 11h.

Procuradoria Especial da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Fortaleza, inaugurada em 25 de outubro de 2023, tem os objetivos de acolher, analisar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violência e discriminação contra a mulher.

Também, contribuir com a implantação e a implementação de políticas públicas municipais, fiscalizar e acompanhar a execução de programas da Prefeitura Municipal voltados para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, nos termos da Constituição Federal.

E ainda, implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal, cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados voltados à implementação de políticas públicas para as mulheres; dentre outros.

1ª Comitiva em Defesa das Mulheres

Quando: dia 08/03, sexta-feira
Onde: Terminal Papicu
Endereço: Rua Pereira de Miranda n° 187, Papicu.

Procuradoria Especial da Mulher
Endereço: Câmara Municipal de Fortaleza – Rua Dr. Thompson Bulcão, nº 830, Luciano Cavalcante.
Telefone/Whatsapp: (85) 3444 8452

Com colaboração de Ana Clara Cabral