Diálogo com servidores públicos é destaque no Pequeno Expediente

05/03/2024 - Anna Regadas

Representatividade feminina na Câmara Municipal, demolição do Edifício São Pedro e Caminhão do Cidadão foram outros assuntos debatidos no pequeno expediente.

Registrando a presença dos servidores públicos municipais no auditório da Câmara Municipal, o vereador Ronivaldo Maia (PSD), destacou a formação de uma Comissão de Vereadores para receber os profissionais.

“Os servidores estão em Assembleia reunidos no auditório, sob as representações sindicais e temos tido uma grande mobilização pelo reajuste salarial. Mas infelizmente após as negociações ainda não houve o entendimento com a Prefeitura. A gente pede inclusive para tirar uma Comissão de Vereadores para recebermos os profissionais e que possamos buscarmos junto ao Executivo o entendimento, pois em breve a mensagem deverá ser enviada à Câmara”, afirmou.

Já o vereador Dr. Vicente (PT), dando as boas vindas à vereadora Anna Karina (PSOL), que tomou posse hoje pela manhã no lugar do vereador Gabriel Aguiar (PSOL), destacou a importância da representatividade feminina no Parlamento Municipal, que passa a ser composto por 10 vereadoras.

“É um dia muito importante para esta Casa, hoje está tomando posse mais uma mulher de luta, que é a Anna Karina, que vai representar bem o PSOL. Parabenizar também todas as mulheres que compõem a bancada feminina, são 10 ao todo, uma representatividade importante no Parlamento, de luta e batalha, pois para chegar aqui não é fácil”, apontou.

O vereador Paulo Martins (PDT) registrou a insatisfação de moradores do bairro Serrinha, que aguardavam ontem pelo Caminhão do Cidadão, mas foram surpreendidos pela ausência do equipamento. O parlamentar pediu à Secretaria de Proteção Social que houvesse um comunicado prévio à população em caso de mudanças.

“Representar um grupo de moradores da Serrinha e adjacências que passaram ontem por uma situação no mínimo constrangedora com o Caminhão do Cidadão da Secretaria de Proteção Social. Nas redes sociais foi divulgado a ida do Caminhão para a areninha do bairro Serrinha. Os moradores acordaram cedo, mais de 50 pessoas fazendo fila para nada. Quando foi 9 horas, o caminhão foi para o Parque Dois Irmãos. Então fica o nosso pedido para que tenha mais cuidado e zelo com a população e façam um comunicado quando houver essas mudanças”, ressaltou.

Os vereadores Júlio Brizzi (PDT) e Adriana Nossa Cara (PSOL) apontaram o descaso e omissão do Executivo em relação à preservação e tombamento do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, que culminou na decisão anunciada ontem de demolição do prédio.

“É uma tragédia anunciada do edifício São Pedro. São anos de denúncias, pedidos reiterados de tombamentos nas três esferas, municipal, estadual e federal, um descaso total dos entes públicos e sobretudo a benevolência com os grande proprietários e donos de terra, que abandonam seus terrenos, e muitas vezes inclusive não pagam nem o IPTU. Deixaram o prédio num ponto em que não tivesse condições de recuperar. E quero saber se os culpados pelo abandono vão seguir sem serem responsabilizados?”, questionou Adriana.

“Fortaleza ontem a noite recebeu uma notícia sobre o Edifício São Pedro, que vai ser demolido. Durante anos, por estar abandonado, propiciou a insegurança, a ocupação irregular e acontece que esse é um problema crônico da nossa cidade, em relação ao patrimônio cultural. Não se respeita o que passou, a memória, não se protege e agora mais uma vez há a destruição de um patrimônio histórico afetivo para a cidade. O prédio não tem condições de ficar em pé, pois está deteriorado, mas deveria ter sido reformado ou tido uma ação para preservá-lo. É algo que nos deixa triste, e lamento demais”, afirmou.

Foto: Érika Fonseca