CMFor realiza visita institucional à Alece visando consolidar sua Consultoria Técnica

04/03/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Gestores da Câmara de Fortaleza trocaram experiências com a Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis) da Assembleia Legislativa do Ceará

Gestores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizaram nesta segunda-feira, 4, uma visita institucional à Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O intuito foi trocar conhecimento e experiências para consolidar a Consultoria Técnica da CMFor, que auxiliará os vereadores de Fortaleza, por meio de áreas temáticas.

O coordenador legislativo da CMFor, Isac Holanda falou do objetivo da visita e do fortalecimento da Consultoria Técnica do Legislativo Municipal. “Fizemos uma visita institucional para entender como funciona, quais são as condições materiais, as condições de recursos humanos, que a Assembleia tem. Fomos com o intuito de colher informações, em busca do processo de implementação da Consultoria Técnica, na Câmara, que vai ser fortalecido agora com a contratação de novos servidores, pelo concurso público.”

Ainda de acordo com Isac Holanda, a CMFor encontra-se em um processo de implementação da sua Consultoria Técnica. “Foi criado o Departamento de Consultoria Técnica mas, agora é que as coisas vão acontecer. Serão contratados consultores de várias especialidades. Foram criadas novas especialidades. Teremos consultoria de direitos humanos; de educação, cultura e esporte; de orçamento público; de administração pública; de meio ambiente e urbanismo. São várias áreas, específicas, de atuação parlamentar.”

Gestores da CMFor com consultores da CTLegis

O coordenador das Comissões Técnicas da CMF, Kallil Quirino ressaltou a relevância da Consultoria Técnica da CMFor para a população Fortalezense. “Nós precisamos implementar essa Consultoria e, na minha visão, será de um grande ganho para a Casa Legislativa. Vamos ter consultas técnicas; pareceres bem elaborados; minutas de preposições mais bem elaboradas, seguindo as normas legais; um aparato mais satisfatório para a casa toda e, quem ganha com isso é o fortalezense. Com esses novos membros que chegarão com o novo concurso, a Consultoria Parlamentar, sendo implementada, daqui a um tempo, conseguiremos dar melhor resultado nas matérias legislativas e az população vai conseguir visualizar, mais facilmente, o trabalho do vereador.”

Além do coordenador das Comissões Técnicas da CMFor, Kallil Quirino e do coordenador do Legislativo, Isac Holanda, participou da visita institucional, o diretor-geral da CMFor, Paulo Rolim.

Foto: Alece