Vereadores apresentam medidas preventivas para o período chuvoso na cidade

29/02/2024 - Rochelle Nogueira

Os vereadores têm o tempo de até 10 minutos para destacar assuntos importantes para a cidade.

Na sessão ordinária desta quinta-feira (29), durante o Grande Expediente, os vereadores destacaram ações preventivas e de contenção que estão sendo implementadas pela gestão municipal para o período de chuvas na cidade de Fortaleza. De acordo com o vereador Iraguassú Filho (PDT), líder do governo, a gestão tem desenvolvido medidas preventivas e que são necessárias neste momento.

“Ontem vários serviços foram realizados na cidade, como serviços de tapa buraco, recuperação de drenagem, limpeza de bueiros, recuperação de calçamentos, poda de árvores. Ações permanentes são realizadas em todas as regionais. Além delas, as ações de zeladoria de capinação, varrição e ciscagem na praia e até limpezas extraordinárias são feitas. Vamos buscar equacionar o serviço na cidade de Fortaleza”, frisou Iraguassú Filho citando também reestruturação dos CRAS.

O vereador PP Cell (PSD), pela liderança do Executivo, também trouxe ações da gestão municipal nesse período destacando medidas preventivas emergenciais e assistenciais implementadas. As áreas críticas, segundo ele, são monitoradas pelo Centro de Operação Integrada 24 horas, com a realização de limpeza de recursos hídricos e boca de lobos. “Já foram mais de 54 mil toneladas retiradas dos recursos hídricos e mais de 6 mil bocas de lobo limpas de dezembro até fevereiro. O Proinfra reduziu as áreas de alagamentos com 735 ruas requalificadas, um total de 285 km de zona urbana. Além disso monitoramento de transito, equipes de plantão, defesa civil em prontidão 24h”, frisou o parlamentar.

O vereador Léo Couto (PSB) mais uma vez destacou sobre chuvas em Fortaleza e o quanto tem prejudicado a população de Fortaleza. Segundo ele, o bairro Panamericano vem recebendo manta asfáltica no período de chuva e relatou que esse pode não ser o momento adequado para essa ação.

Já o vereador Lúcio Bruno (PDT) fez um alerta de que a cidade de Fortaleza encontra-se desde dezembro sem fiscalização em postos de combustíveis e taxímetros, por falta de metrologistas. Segundo ele, o Governo do Estado do Ceará foi na Superintendência Nacional do Inmetro e retirou o convênio da Prefeitura de Fortaleza com o IPEM. “A importância desse órgão é muito grande pois são eles que aferem a litragem nos postos de gasolina, fazem a selagem dos taxímetros, fiscalizam fotosensores, balanças. O Governo tomou o convênio da Prefeitura e até agora a secretaria não funciona”, disse o vereador.

Pelo tempo da Liderança da Oposição, a professora Adriana Almeida (PT), falou do papel da oposição na Casa e expectativa em assumir a liderança da bancada Legislativo. “Esse é um papel que tenho muito orgulho de assumir junto aos meus colegas de bancada. É um grande desafio. Fizemos um compromisso de um rodizio a cada 3 meses para mostrar as ideias de quem está a frente no processo. Logo agora em março, mês representativo da luta das mulheres, vamos tratar do empoderamento de nós mulheres. É importante a gente assumir essa liderança agora”, completou.

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) refletiu sobre a normativa expedida pelo Ministério da Saúde que trata sobre a retirada do feto até 9 meses nos casos não puníveis em lei, como é o caso de gestação decorrente de estupro, gestação em caso de risco de morte para a mãe e nos casos de bebês diagnosticados com hidrocefalia. “A nota técnica do Ministério da Saúde estabelece que o aborto se dá em qualquer idade gestacional nos casos não puníveis e isso é um absurdo”, alertou.

Foto: Érika Fonseca