Brigadistas da Câmara participam de treinamento para combate a incêndio

29/02/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

O treinamento capacitou os participantes para o uso correto da mangueira de incêndio

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promoveu nesta quinta-feira, 29, um treinamento para o uso da mangueira de incêndio. A capacitação contou com a participação dos brigadistas da CMFor. O objetivo é garantir que a equipe esteja sempre pronta para agir. A preparação aconteceu no Auditório Anexo da CMFor.

Neste treinamento, os brigadistas foram orientados sobre o uso correto das mangueiras de hidrantes, bem como sua manutenção, inspeção, encaixe, conservação e características, dentre outros aspectos. A capacitação faz parte do currículo para a formação da Brigada de Incêndio da CMFor, que é treinada para alertar sobre as ocorrências identificadas, que possam causar acidentes, no ambiente de trabalho.

Mangueira hidrante foi o objeto centra da capacitação

A técnica de segurança do trabalho da CMFor, Fabiana Oliveira falou sobre o treinamento ocorrido na manhã de hoje e ressaltou a relevância da capacitação constante da Brigada de Incêndio da CMFor. “A formação da brigada tem um currículo mínimo a ser atendido. Hoje estudamos sobre as mangueiras de hidrante: manutenção, inspeção, encaixe, conservação, características, etc. A brigada é treinada para identificar e comunicar alguma irregularidade ou ocorrência que possa gerar algum acidente. O treinamento constante é fundamental para garantir o aprendizado e a reciclagem, deixando a equipe sempre pronta para agir.”

Oliveira, ainda destacou que a formação conta com um tema diferente a cada treinamento e ressaltou que o treinamento é destinado a todos os servidores da Casa. “A cada reunião é trazido um tema de relevância em nossas atribuições. Tanto serve para a nova turma, como para a antiga, porque nunca conseguimos lembrar de tudo e, rever, sempre é importante. O foco é a brigada, mas todos são bem-vindos. Todos podem participar, é voluntário. Pode ser servidor, terceirizado ou comissionado.”

Brigadistas da CMFor compareceram ao treinamento

Os treinamentos de Formação de brigadistas da CMFor acontece pelo menos, uma vez ao mês. A formação teórica conta com uma carga horária de 20h.

Foto: JL Rosa