Abertas inscrições para o concurso “A Escola vai à Câmara”

28/02/2024 - Rochelle Nogueira

O projeto proporciona aos estudantes uma experiência direta no ambiente legislativo, fortalece os laços entre a educação e a política, capacitando a nova geração de cidadãos informados e engajados.

Até o dia 6 de março, as escolas de Fortaleza poderão se inscrever para participar da ação que levará alunos de 12 escolas, preferencialmente do 8º e 9º anos do ensino fundamental 2, para uma visita guiada à Câmara Municipal de Fortaleza, onde os jovens poderão viver a experiência de serem vereadores por um dia, votando um projeto de lei de sua autoria. O concurso é uma das ações do programa político, eu?!? e busca estreitar laços entre a comunidade educacional e o mundo político.

Para participar do concurso que vai escolher as escolas contempladas pela ação basta inscrever sua escola, por meio do formulário digital (clique aqui), submetendo um projeto de lei desenvolvido pelos alunos da escola, com a orientação de um “professor-consultor” escolhido pela própria instituição ou pelos alunos. As 12 escolas que apresentarem os melhores projetos de lei serão selecionadas para integrar essa ação.

Confira o cronograma

• Período de inscrições: 15/02 a 06/03/24
  • Avaliação dos trabalhos inscritos: 07 a 11/03/24
  • Divulgação do resultado: 11/03/24

Se tiver dúvidas, envie e-mail para politicoeu@fdr.org.br

Projeto “A Escola vai à Câmara”

A ação é parte do projeto “Político, eu?!?, sendo composta por quatro etapas, iniciando com a inscrição no concurso com a submissão de projeto de lei elaborado pelas escolas. A proposta apresentada pelas instituições será avaliada por uma equipe multidisciplinar seguindo os critérios estabelecidos no regulamento.

Dentre os critérios a serem seguidos pelo projeto apresentado pelos alunos e professor-orientador, estão:

> A proposição deverá ser, necessariamente, projeto de lei complementar ou projeto de indicação.
> Escolher um tema dentro de uma das áreas indicadas pela lista de Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Fortaleza abaixo indicadas:
● Comissão Cultura, Esporte e Juventude;
● Comissão de Desenvolvimento Econômico;
● Comissão de Direitos Humanos e Cidadania;
● Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia;
● Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente;
● Comissão de Saúde e Seguridade Social;
● Comissão de Segurança Cidadã.

Com a escolha das 12 escolas que serão contempladas com o projeto, a Fundação Demócrito Rocha promoverá oficinas de preparação, nas unidades escolares, com o objetivo de explicar o fluxo da tramitação e o que significa a organização por partidos, além de simular uma reunião de Comissão Permanente. No momento serão escolhidas as funções dos alunos na discussão em Plenário, com composição de Mesa Diretora (presidente, vice-presidente e relator), bancadas, grupos de discussão.

Com a finalização da oficina nas escolas, os estudantes e professores serão recebidos em visita guiada à Câmara Municipal de Fortaleza, com gravação de um webdoc. Em datas a serem definidas com os participantes, as escolas visitam a Câmara dos Vereadores para conhecer o espaço e seu funcionamento. O objetivo é simular uma sessão no plenário com o debate do projeto elaborado pelos alunos.

Confira o regulamento completo do projeto.

Foto: Arquivo/CMFor