Segunda edição do programa “político, eu!?!” é lançada na Câmara Municipal

27/02/2024 - Anna Regadas

O projeto desenvolve temas ligados à política e à cidadania junto aos alunos e professores, com material veiculados no Jornal O Povo, lives e a realização de atividades nas escolas.

A segunda edição do programa “político, eu!?!”, foi lançada durante o Grande Expediente desta terça-feira, 27. O programa, que tem como objetivo despertar na população a consciência sobre a relevância da política para o exercício pleno da cidadania, é uma iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR) e da Universidade Aberta do Nordeste (UANE), em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e apoio da Universidade do Estado do Ceará (UECE).

O momento foi conduzido pelo presidente Gardel Rolim (PDT), que ressaltou a importância do programa para a formação política da população. “Para nós é uma honra, uma alegria de termos essa parceria renovada e firmada para que a gente avance nesse projeto de formação política cidadã discutindo com o corpo escolar a importância da política na vida das pessoas. E agora nesta segunda edição, inclusive com a perspectiva de visitar, de trazer e alcançar mais escolas e mais alunos”, afirmou.

De acordo com o gerente geral da fundação Demócrito Rocha, Marcos Tardan, o programa tem um diferencial pela abordagem direcionada aos estudantes do ensino fundamental, mas também por contemplar toda a população através dos cursos, lives, podcasts e programas de TV.

“É um programa bem capilarizado, que faz esse despertar, essa conscientização em torno da importância da política e de como todos nós somos afetados por ela, evidentemente. Mas como todos nós também podemos, de alguma maneira, nos envolver nisso. Então ele tem um simbolismo muito grande e é uma satisfação mais uma vez, a Fundação Demócrito Rocha está realizando essa parceria com a Câmara Municipal em um projeto que todos nós julgamos tão relevante para a sociedade”, destacou Marcos.

Já a coordenadora geral do “político, eu?”, Valéria Xavier, destacou a importância do programa para a sociedade no debate do tema de cidadania e política. “Para a Fundação Demócrito Rocha é uma alegria poder realizar a segunda edição do ‘político, eu?’, depois de uma primeira edição tão exitosa. Discutir política, discutir cidadania é fundamental para a manutenção do Estado Democrático de Direito no Brasil. E nosso programa é estruturado num tripé, onde a gente tem uma série de ações”, evidenciou.

Também estiveram presentes no lançamento, a facilitadora da ação “Escola vai à Câmara”, professora Paula Vieira Alexandre Medina, o diretor de negócios e marketing do grupo O Povo, a coordenadora de conteúdo, Monalisa Soares, a professora e assessora técnica da secretaria municipal de educação, Lara Picanço, a gerente de gestão executiva de projetos, Lela Pinheiro, o professor participante do projeto do ‘político eu’, Oliveira Júnior e o professor Joelson Moura, coordenador de articulação e gestão escolar, representando a secretária de educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.

“politico, eu!?!”

O programa prevê a realização do curso de extensão “Educação Política para Cidadania”, com carga horária total de 70 horas, voltado para a formação de docentes, jovens e sociedade em geral. O curso é disponibilizado de forma gratuita na modalidade de ensino a distância (EaD) e está estruturado em seis módulos, contemplando fascículos digitais e impressos, encartados no jornal O Povo. Também serão publicadas videoaulas e radioaulas, com emissão de certificado pela UECE e UANE/FDR para os aprovados. As inscrições para o curso iniciam no dia 4 de março e podem ser feitas pelo site da Fundação Demócrito Rocha.

A iniciativa conta ainda com o concurso “A Escola Vai à Câmara”, que levará alunos de escolas de ensino fundamental de Fortaleza até a Câmara Municipal de Fortaleza para viver a experiência de serem vereadores por um dia. Para participar do concurso basta inscrever sua escola, por meio do formulário digital que consta no site, submetendo um projeto de lei desenvolvido pelos alunos da escola, com a orientação de um “professor-consultor” escolhido pela própria escola ou pelos alunos. As 12 escolas que apresentarem os melhores projetos de lei serão selecionadas para integrar essa ação. As inscrições seguem abertas até o dia 6 de março.

Também serão elaborados e veiculados podcasts, lives, webdocs, programas de TV e Gibi sobre política e cidadania.

Clique aqui e confira as fotos do lançamento.

Foto: Érika Fonseca e JL Rosa