Pré-carnaval ocorre em 10 polos de Fortaleza e movimenta economia

18/01/2024 - Adriana Albuquerque

A movimentação na Praça do Ferreira contará com a cobertura dos meios de comunicação da Câmara Municipal de Fortaleza.

O Ciclo Carnavalesco 2024 de Fortaleza contará com cerca de 70 atrações, percorrendo 10 polos da cidade. O período engloba o Pré-Carnaval, que acontece até o dia 04 de fevereiro. A expectativa, conforme a Secultfor, é receber cerca de 200 mil pessoas durante o Ciclo, movimentando a economia da cidade e fomentando a cultura local.

O pré-carnaval contará ainda com a cobertura da Agência Fortaleza, Rádio Fortaleza FM 90,7 e da TV Câmara Fortaleza. As transmissões ocorrerão nos dias 19, 20 de janeiro e no dia 02 de fevereiro, direto da Praça do Ferreira. Neste ano o Ciclo Carnavalesco homenageia o compositor e arquiteto Fausto Nilo, que tem uma relação muito forte com a cultura e a história da cidade.

“Fausto Nilo faz parte dos grandes compositores do Brasil, ao lado de nomes como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Gil e Chico Buarque. Além da colaboração musical, Fausto, que é do Quixeramobim, emprestou sua assinatura para Fortaleza em diversas obras como aqui na Praça do Ferreira e no Dragão do Mar. É uma personalidade que nos enche de orgulho e a nova geração precisa guardar na memória tudo o que ele construiu ao longo desses 80 anos”, destacou Elpídio Nogueira, secretário de Cultura de Fortaleza.

O Ciclo Carnavalesco acontece no Espigão do Náutico, com o projeto Pôr do Sol e no Centro Cultural Belchior, além dos oito polos já tradicionais da cidade: Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas), Mocinha (Rua Padre Climério com Rua João Cordeiro), Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz, Raimundo do Queijo e Benfica (Praça João Gentil).

“É um evento de grande porte que coloca Fortaleza no cenário nacional, com a expectativa de receber de 150 a 200 mil pessoas nesse período. Ano passado tivemos oito polos e o sucesso foi grande, e agora ampliamos no Pré-Carnaval com o Centro Cultural Belchior e o Espigão do Náutico. Com isso a gente espera ampliar o número de foliões na cidade. Fiquem em Fortaleza, porque terá muita coisa boa na cidade”, convidou Elpídio Nogueira. Ainda de acordo com o secretário, os festejos podem movimentar R$ 1 bilhão na economia da capital.

Confira as atrações do Pré-Carnaval de Fortaleza

Ao longo do mês, diversos artistas animam a cidade, com destaque para Paulinho da Viola (20/01), Araketu (27/01) e Silva (03/02), todos no Aterrinho da Praia de Iracema. Além deles, também participam da festa no Aterrinho as baterias Blocos Unidos da Cachorra, Camaleões da Vila, Bonde Batuque e Baqueta Clube de Ritmistas, DJ Bruna Queiroz & Maestro Mecânico e banda Os Transacionais.

A abertura aconteceu na Praça do Ferreira, no último dia 12, ao som do Luxo da Aldeia e da banda Olodum. O primeiro fim de semana também contou com apresentações de Roberta Sá, do Grupo DTF Elétrico, Di Ferreira, além dos blocos De Ladinho É Mais Gostoso, Num Ispaia Sinão Ienche, Concentra Mas Não Sai e Unidos da Cachorra.

Nos demais fins de semana, a cidade recebe outras atrações locais entre artistas e blocos. Entre eles, estão a Banda Transacionais, Samba Luiz da Viola, Isabela Serpa, Banda Feed Semana, Camaleões da Vila, Banda Manga Rosa. Nas sextas, a festa fica por conta dos polos do Centro Cultural Belchior, Praça do Ferreira e Mercado dos Pinhões. Aos sábados, além desses, os pontos na Mocinha, Aterrinho, Benfica e Parque Rachel de Queiroz entram na programação.

Nos domingos, além do Benfica e Parque, o Passeio Público, Raimundo do Queijo e Espigão do Náutico animam o público. Os polos Parque Rachel de Queiroz e Passeio Público contarão com programação infantil aos sábados e domingos com a presença do Bloquinho da Aquarela, Banda Dragaxé Raiz do Poço, Tia Samila, Banda Pacote de Biscoito, Charanga Tio Marcão Lindão e Lu Nunes.

Fotos: Daniel Calvet/Prefeitura de Fortaleza