Cidadania: estudantes conhecem o funcionamento do Legislativo

07/12/2023 - Adriana Albuquerque

A visita foi requerida pelo vereador Gabriel Aguiar (Psol) e tem como objetivo apresentar os trabalhos realizados pelos vereadores.

Em visita guiada na tarde desta quinta-feira, 7, alunos da Escola de Ensino Médio Dr. César Carls conheceram a Câmara Municipal de Fortaleza. O momento apresentou para os estudantes os processos de trabalho da Casa que são desenvolvidos pelos vereadores e os serviços prestados a população, com destaque para Central da Cidadania, Escritório de Direitos Humanos e Ouvidoria.

A aula de campo, como destaca a professora de artes Priscylla Pinho, integra as atividades educacionais planejadas pela escola. “Sempre procuramos fazer essas atividades externas, porque acreditamos que a aprendizagem não só ocorre na sala de aula, também ocorre fora, são alunos do ensino médio, alguns já votam. E é importante eles entenderem sobre a relação com a sua comunidade, do seu bairro, da sua realidade, e entender como são os processos”.

A educadora falou ainda que o momento reforça que a Câmara não é algo tão distante. “Quem vai transformar esse mundo, que a gente acredita que seja para melhor, é a juventude. E a gente precisa mobilizá-los, instigarem a terem uma visão”.

Para a estudante de 16 anos, Júlia Sousa o contato com o parlamento destaca o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade igualitária. “Esse momento tem uma importância muito grande pra gente, pra gente saber o que a gente representa, saber que a gente tem voz (…) e conhecer nossos direitos e saber que o meu voto faz diferença”.

A visita foi requerida pelo vereador Gabriel Aguiar (Psol). O parlamentar ressaltou a representatividade de aproximar os jovens do trabalho realizado pelo Legislativo, e com isso fortalecer as ações desenvolvidas na Casa.

Foto: Mateus Dantas