Projeto “Meu bairro, nossa Câmara” destaca potencialidades da Regional 6

27/09/2023 - Anna Regadas

Com uma população estimada 404.126 mil moradores, a Regional 6 está divida em 5 territórios que reúnem 15 bairros.

Falar de Fortaleza também remete ao crescimento da região sul da cidade. Formada por 15 bairros, a área da Regional 6 se destaca pela diversidade, com diversas áreas de preservação ambiental, intensa atividade comercial e pelo legado relacionado ao patrimônio histórico e cultural.

Com uma população estimada 404.126 mil moradores, a Regional 6 está divida em 5 territórios que reúnem os bairros: Aerolândia, Alto da Balança, Cambeba, Cidade dos Funcionários, Curió, Coaçu, Guajerú, Jardim das Oliveiras, José de Alencar, Lagoa Redonda, Messejana, Parque Iracema, Parque Manibura, Paupina e São Bento. Dentre os mais populosos estão Messejana (45.960 pessoas), Jardim das Oliveiras (32.599 pessoas) e Lagoa Redonda (30.811).

Com um grande potencial para o empreendedorismo local além de grande complexos econômicos, uma característica marcante em toda a cidade, a região conta com oito feiras livres, além do Mercado de Messejana, o Mercado da Aerolândia, o Centro das Tapioqueiras e a feira de pequenos negócios.

Hoje é Dia de Feira
– Feira do Guajerú (segunda-feira);
– Feira da Paupina (quarta-feira);
– Feira do Curió (quarta-feira);
– Feira do Tancredo Neves – Jardim das Oliveiras (quinta-feira);
– Feira do Lagamar – Alto Da Balança (quinta-feira)
– Feira da Lagoa Redonda (Lagoa Redonda / sexta-feira);
– Feira da Aerolândia – Alto da Balança (sábado);
– Feira da Messejana (domingo).

Na área da educação, a Regional 6 conta com 19 escolas municipais, 4 escolas em tempo integral, 16 centros de educação infantil e 6 creches parceiras. No atendimento voltado para a assistência social, a população do bairro é assistida pelo CRAS Jardim das Oliveiras e CRAS Messejana.

A rede municipal de saúde é composta por oito unidades de atenção primária e dois hospitais, o Frotinha e o Gonzaguinha de Messejana, que atualmente passam por reforma. Já a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) disponibiliza para a região um CAPs Geral, voltado ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental e um CAPs Infantil. A região conta ainda com o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, com atendimento de emergência.

Esporte e lazer

E quando o assunto é esporte e lazer a região reúne 35 praças e equipamentos referências, como a Casa do José de Alencar, o Estádio Murilão, a Areninha Paulo Benevides e da Lagoa da Zeza, o Lago do Jacarey e a Floresta do Curió. A Regional 6 também conta com espaço que representam um pouco da história da cidade, a Praça Matriz de Messejana, que abriga a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, criada em 1873.

A população conta ainda com o Microparque José León na Cidade dos Funcionários, Polo Esportivo Conjunto Tancredo Neves e a Lagoa de Messejana.

Meu bairro, nossa Câmara

E seguindo com a proposta de percorrer todas as Regionais da cidade, o projeto “Meu bairro, nossa Câmara” chega na Regional 6. A quinta edição ocorrerá no próximo dia 7 de outubro na Praça da Igreja Matriz, localizada na Rua Padre Pedro de Alencar s/n – Messejana, de 8h às 13h.

Durante o evento os moradores terão à disposição a prestação de serviços essenciais, como a emissão de documentos, realização de exames preventivos de saúde e orientações na área do empreendedorismo, além do acesso direto aos vereadores da Capital, que promovem a escuta ativa da população, estreitando a relação entre o Legislativo e os cidadãos.

O projeto é uma iniciativa da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realizada com o apoio de órgãos e entidades parceiras, que atuarão junto aos profissionais da Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, no atendimento da população.

Foto: Zerosa