Câmara celebra o Dia do Profissional de Educação Física

27/09/2023 - Andre Barbosa Pinheiro

Durante a solenidade foi concedido o Título de Cidadão Fortalezense ao presidente do Sinpef-CE, Jean Carlo Vidal dos Santos.

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta quarta-feira, 27, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física e concedeu o título de Cidadão Fortalezense ao educador físico sul-mato-grossense e presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Ceará (Sinpef-CE), Jean Carlo Vidal dos Santos. Na ocasião, o homenageado recebeu o certificado da CMFor, que o intitula como Cidadão Fortalezense, pelos relevantes serviços prestados ao povo de Fortaleza. A Solenidade foi proposta pelo Vereador Danilo Lopes (Avante), que ofereceu ao homenageado o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza. A Sessão Solene foi presidida pelo Presidente da Casa, Vereador Gardel Rolim (PDT).

Dentre os presentes, estiveram ainda, a Presidente do CREF – 5 e Coordenadora do Curso de Educação Física da UNIFOR, Andréa Benevides; o Presidente da Associação Nacional de Personal Trainer, Rene Maza; a professora e coordenadora do Curso de Educação Física da Estácio Centro Ceará e Presidente da Câmara de Educação Física Escolar e Esportes do (CREF – 5), Maria Aldeisa Gadelha e o Vice-Presidente do Conselho Federal de Educação física, Jorge Henrique Monteiro.

O propositor da honraria, Vereador Danilo Lopes abordou a profissão de educador físico como fundamental para a saúde das pessoas e destacou o peso do novo intitulado Fortalezense, para o meio. “Os profissionais da Educação Física, principalmente, os personais, foram de suma importância na reabilitação de pessoas pós-pandemia de Covid, mesmo não tendo sido considerado como tal. É um profissional que tem estado o tempo inteiro, junto na prevenção das doenças. Ele está em todos os cantos para ajudar as pessoas a terem uma vida melhor, uma vida mais saudável, terem qualidade de vida, viverem mais e vivendo melhor. Jean Carlo é o presidente do Sindicado dos Profissionais de Educação Física, nascido na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Tem um peso como coordenador, como professor, como lutador pelas causas de melhores condições para a educação física”, ressaltou o Veredaor.

O novo Cidadão Fortalezense, Jean Carlo Vidal dos Santos falou do sentimento de ser reconhecido como cidadão de Fortaleza e da satisfação pelo reconhecimento ter se dado no mês do profissional de educação física, profissão que exerce antes mesmo de chegar à Capital Cearense. “Eu não sou filho desta terra, mas, me considero a partir de hoje, mas já havia um sentimento antes disso. Eu tenho o maior orgulho de ter trabalhado em várias cidades do Estado e, principalmente, minha vida foi construída aqui, em Fortaleza. São vinte e seis anos que eu já estou nesta terra. Hoje eu me considero, nordestino, cearense e fortalezense. Mais que tudo é este reconhecimento coincidir de acontecer com o mês do profissional de educação física. Minha vida toda foi construída em cima disso, antes mesmo de chegar ao Ceará. É muita gratidão, é formidável”, afirmou Jean Carlo.

Representando os demais 21 profissionais de educação física, homenageados pela Casa Legislativa, a professora e coordenadora do Curso de Educação Física da Estácio Centro Ceará e Presidente da Câmara de Educação Física Escolar e Esportes do (CREF – 5), Aldeisa Gadelha destacou a importância dos profissionais de educação física, desde a infância, para a qualidade de vida das pessoas. “O profissional de Educação Física, se faz necessário para a vida das pessoas desde a infância, desde a educação infantil. Inclusive, na escola é obrigatório até o ensino médio, porque é a partir de lá, que a gente faz com que as pessoas se sintam motivadas a fazer exercício físico, não só para a estética, a própria beleza, ou só pra ser atleta, mas, principalmente, pra ter saúde e qualidade de vida”, destacou a homenageada.

Perfil do homenageado

Cursando Mestrado em Educação na Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Ceará, conclui especialização em Musculação e Preparação Física pela FAFICLA/UNOPAR no ano de 1991.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (1989), atuação na Educação Básica desde 1985, no Ensino Superior desde 2003, onde iniciou a docência como professor substituto na Universidade Federal do Ceará.

A prática docente foi erigida em vários ambientes da Educação Física, tando no campo formal, quanto no informal.

Atuou como coordenador do curso Licenciatura em Educação Física da Universidade Vale do Acaraú (UVA), em convênio com a Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO).

De 2010 a 2013 se dedicou a Gestão, como Assessor Acadêmico Pedagógico do Instituto Dom José de Educação e Cultura.

Em julho de 2013 tomou posse como Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Canindé, onde no ano de 2014 foi Coordenador pró tempore do curso de Licenciatura em Educação Física.

Desde 2017 atuando no Campus Maracanaú do próprio Instituto como coordenador do Setor de educação Física e Esportes.

O Dia do Profissional de Educação Física

É comemorado anualmente em 1º de setembro. Esta data celebra o profissional responsável por manter o corpo humano em ação e saudável. A capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas existentes. Além disso, o professor de Educação Física ensina valores, como trabalho em equipe, respeito às regras e motivação.

O Decreto de Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998 regularizou, a nível federal, a função do Profissional de Educação Física. A data comemorativa surgiu em memória desta conquista para os profissionais da área, através da lei nº 11.342, de 18 de agosto de 2006.

A educação física começou a ser implantada nos currículos acadêmicos nas escolas primárias e secundárias em 1852, a partir do Decreto de Lei nº 630.

Foto: André Lima