“Político, Eu!?!”: conheça o programa que incentiva o exercício da cidadania

14/09/2023 - Anna Regadas

O programa prevê uma série de atividades, dentre elas a realização do curso de extensão, visitas guiadas ao Legislativo municipal, publicação de cadernos especiais, e veiculação de lives, programas de TV e webocs.

O programa de educação político-cidadã “Político, Eu!?!”, Fundação Demócrito Rocha (FDR) e Universidade Aberta do Nordeste (UANE), em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e apoio da Universidade do Estado do Ceará (UECE), está com inscrições abertas por meio do site da Fundação.

O objetivo do programa é despertar na população a consciência sobre a relevância da política para o exercício pleno da cidadania, para o uso e a importância da política no dia a dia. A iniciativa prevê uma série de atividades, dentre elas a realização do curso de extensão, visitas guiadas ao Legislativo municipal, publicação de cadernos especiais, veiculação de lives, programas de TV e webocs.

Curso de extensão “Educação Política para Cidadania”

O curso de extensão “Educação Política para Cidadania”, voltado para a formação de docentes, jovens e sociedade em geral, possui carga horária total de 70 horas, e aborda diversos temas em torno do debate sobre a democracia, participação política, estado e instituições políticas, educação para cidadania, entre outros.

Disponibilizado de forma gratuita na modalidade de ensino à distância (EaD), o curso está estruturado em seis módulos, contemplando fascículos digitais, videoaulas e radioaulas, com emissão de certificado pela UECE, UANE/FDR para os aprovados. As inscrições podem ser realizadas no site da Fundação, onde também serão disponibilizados todo o material e conteúdo do curso.

Após a conclusão do curso, os alunos passarão por uma avaliação, entre os dias 17 de outubro e 16 de novembro. No mesmo período, eles deverão responder uma pesquisa de reação, fazendo sugestões e críticas em relação ao curso. A certificação será realizada a partir do dia 16 de dezembro.

Saiba quais são os módulos do curso e quando eles serão publicados:

MÓDULO 1 – Política, Democracia e Cidadania
Autor: Emanuel Freitas Silva
Coautora: Clênia Trindade Lucena Cavalcante
Publicação: 11/09

MÓDULO 2 – Estado brasileiro: estrutura e funcionamento
Autora: Gabriella Maria Lima Bezerra
Coautora: Maria Viviane Queiroz de Paula Bezerra
Publicação: 18/09

MÓDULO 3 – Poder Legislativo: conhecendo a Câmara Municipal
Autor: José Raulino Pessoa Chaves Júnior
Publicação: 25/09

MÓDULO 4 – Cidadania participativa: a participação política na sociedade democrática
Autora: Gabriella Maria Lima Bezerra
Coautora: Maria Viviane Queiroz de Paula Bezerra
Publicação: 02/10

MÓDULO 5 – Educação política e cidadania: práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio
Autora: Danyelle Nilin Gonçalves
Coautora: Maria Clara Ribeiro
Publicação: 09/10

MÓDULO 6 – O papel da escola para a aprendizagem dos/as jovens sobre participação política e cidadania
Autor: Marcos Paulo Campos
Publicação: 16/10

Concurso Escola Vai à Câmara

Já a ação “Escola vai à Câmara” levará alunos de quatro escolas de ensino fundamental de Fortaleza ao Legislativo para viver a experiência de serem vereadores por um dia. Os alunos participarão de oficinas onde vão aprender como funciona o trabalho no Legislativo Municipal e ao final vão votar o projeto de lei apresentados na inscrição do concurso.

Para concorrer ao processo de seleção, basta inscrever a sua escola neste formulário digital até esta quinta-feira, 14, submetendo um projeto de lei desenvolvido pelos alunos da escola, com a orientação de um “professor-consultor” escolhido pela própria escola ou pelos alunos.

As quatro instituições que apresentarem os melhores projetos de lei serão escolhidas para integrar a ação. Em caso de dúvidas, basta enviar e-mail para o endereço politicoeu@fdr.org.br.

Cadernos especiais

Além do conteúdo do curso, a população também tem acesso de forma gratuita, aos cadernos especiais, publicados no site da Fundação. Já foram publicados 3 cadernos.

Lives e programas de TV

O programa também conta com a realização de lives sobre política e cidadania. Já foram realizadas 2 lives. A primeira teve como tema “Política, Democracia e Cidadania” e contou com a participação do professor de Teoria Política da UECE, Emanuel Freitas, e a socióloga, cientista política e professora, Paula Vieira.

Já a segunda abordou o tema “Educação Política: o papel da escola e participação juvenil” e teve como convidados o professor da Uece e doutor em Sociologia, Marcos Paulo Campos e a professora da UFC, Monalisa Soares.

Também serão produzidos 4 programas de TV com conteúdo exclusivo do “Político, Eu!?!”. Os programas serão veiculados no período compreendido entre os dias 09 à 12 de outubro. Vale ressaltar que o 1º módulo será transmitido pela TV Câmara Fortaleza, canal 7.2, neste sábado (16), às 8:30h.

Para mais informações acesse o site da Fundação.