Regional 3: entidades sociais e espaços públicos garantem acesso ao esporte, lazer, arte e cultura

28/06/2023 - Anna Regadas

Além dos equipamentos públicos, as crianças e adolescentes contam com a assistência de entidades não governamentais.

Por meio do acesso ao esporte, arte, cultura e lazer, as crianças e adolescentes da Regional 3 tem garantido o seu desenvolvimento e conseguido oportunidades de crescimento. Seja por meio das ações, projetos e equipamentos do Poder Público ou das entidades não governamentais, a realidade de muitos jovens na região foi transformada.

O Instituto Dr. Rocha Lima (IRL), por exemplo, localizado no bairro Ellery, atende cerca de 300 pessoas, contando crianças, adolescentes e suas famílias. A entidade oferece, gratuitamente, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos contribuindo para o bem-estar e formação ética por meio da arte-educação e da educação não-formal. Além de prestar assistência social básica ao público que é atendido pelos seus programas. São eles:

  • Acolhendo e Convivendo, onde são atendidas crianças e adolescentes de 06 à 15 anos de idade no contra turno escolar;
  • Grupo de Mulheres Francisca Clotilde, voltado para as figuras femininas das crianças e adolescentes atendidos;
  • Biblioteca Comunitária José Sérgio dos Reis Júnior;
  • Sistema Agroflorestal – SAF.

De acordo com a coordenadora pedagógica do IRL, Stefanny Ferro, o Instituto contribui com o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes, buscando desenvolver suas potencialidades e capacitá-los como sujeitos protagonistas da superação de suas vulnerabilidades sociais e econômicas, reduzindo os riscos sociais a que estão sujeitos e fortalecendo laços familiares e comunitários.

“A rotina diária das crianças e adolescentes é composta por diversas atividades. Temos os momentos de educação social, onde são discutidos temas relevantes para a formação cidadã e o protagonismo social, como a valorização das culturas afro e indígena; a sustentabilidade; os direitos, a partir do ECA e da carta dos direitos humanos; a valorização da cultura popular; o fazer político; as questões de gênero; entre outros. Acontece também as aulas de arte, capoeira, dança, teatro e música. Existe ainda o reforço escolar, em parceria com o Programa Aprender Mais da Prefeitura de Fortaleza. As modalidades esportivas como vôlei, muay thai e futebol, em parceria com o SESC. Além do momento de incentivo à leitura na nossa biblioteca e das vivências para fortalecer uma boa relação com o meio ambiente, realizadas na nossa Agrofloresta”, relata.

O projeto Trampolim, localizado no bairro Parquelândia também atua na inserção de crianças e adolescentes no mundo da arte e do esporte, contribuindo para o desenvolvimento da autoestima, do exercício da cidadania e dos vínculos familiares saudáveis, promovendo a inclusão social e o combate à privações de ordem socioeconômicas, e às consequências da exposição à violência e drogas. A unidade realiza oficinas culturais e esportivas, como balé, informática, xadrez, jiu-jitsu, muay-thay, artesanato, música, e já fez campeões a nível local e regional.

Outra entidade que realiza um trabalho social de relevância na Regional 3 é a Fundação Educacional Silvestre Gomes. Localizada no bairro Rodolfo Teófilo, a unidade oferece oportunidades de melhoria de vida para as populações de baixa renda da Capital e conta com vários projetos, dentre eles o Bloco “Doido é Tu”, que é referência no cuidado em saúde mental, tendo sua prática reconhecida pelos CAPS de Fortaleza e pela própria Secretaria de Saúde do município.

Já no Monte Castelo, a Casa da Primeira Infância e Adolescência, conta com a atuação de programas importantes vinculados à Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci). São eles:

  • Ponte de Encontro: Desenvolve o serviço especializado de abordagem social com crianças e adolescentes em situação de rua, através de ações de cunho sociopedagógico que tem por finalidade a superação das violações de seus direitos.
  • Adolescente Cidadão: Cria oportunidades para os adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social por meio da qualificação e inserção no mercado de trabalho. Faixa etária do público: de 14 a 22 anos. WhatsApp: (85) 98406-6721.
  • Rede Aquarela: É responsável por coordenar e executar ações de prevenção, mobilização e atendimento multidisciplinar às vítimas e suas famílias, em parceria com as instituições que compõem os eixos de promoção, defesa e controle social do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Realiza atendimento especializado às vítimas de violência sexual com equipe multidisciplinar. Telefone: (85) 3238.1682 (85) 3433.1421 (85) 98739.5259 (85) 98419.2029
  • Entrega Legal: Trata do acolhimento psicossocial de mulheres, tanto no período gestacional, como no puerperal, que desejam entregar seus recém-nascidos para adoção, promovendo a sua autonomia na elaboração de uma decisão segura e consciente, garantindo ao nascituro assim o direito fundamental à vida. O procedimento é sigiloso. Contatos: (85) 98970-6148 | 85. 98406-6423
  • Leitura na Praça: O projeto desenvolve atividades literárias, sociais, culturais e de lazer nos espaços públicos, mobilizando a comunidade através de ações inclusivas de incentivo à leitura, junto às crianças, adolescentes e suas famílias, assim criando laços de afetividades, bem como sentimento de pertencimento à comunidade. Cada praça recebe um quiosque com acervo de 400 livros, que abordam temas como solidariedade, cidadania, autoestima, vínculos familiares, sonhos e criatividade.
  • Pé de Infância: Iniciativa da Rede Urban95, que tem como objetivo promover o desenvolvimento infantil e fortalecer as relações de afeto por meio de intervenções urbanas que proponham uma forma lúdica de utilização dos espaços públicos, através do incentivo ao cantar, brincar e contar histórias. Chão, muros e praças ganham vida e cores em forma de brincadeiras músicas e histórias para interagir com crianças e cuidadores.

Equipamentos Públicos

A transformação da cidade por meio da requalificação dos espaços de convivência, lazer e esporte tem estimulado cada vez mais a socialização, o aprendizado e a abertura de novos negócios, movimentando a economia local e gerando oportunidade de crescimento.

A Regional 3 conta com três desses equipamentos: a maior Areninha do Estado do Ceará (Estádio Antony Costa), o Polo de Lazer Sargento Hermínio e o Parque Rachel de Queiroz. A região abriga ainda 25 praças, com 7 areninhas ao todo e a Lagoa do Porangabussu.

A Areninha Antony Costa possui campo de grama sintética para a prática do futebol, arquibancada, mureta, vestiário, alambrado, piso podotátil, iluminação artificial, piso intertravado, rampas de acessibilidade e uma espécie de complexo esportivo, com quadras de futsal, volêi de praia e futevôlei. O espaço tem sido bastante atrativo para a juventude e moradores do entorno, que realizam campeonatos, aulinhas de futebol e outras ações.

Já o Polo de Lazer Sargento Hermínio possui uma das melhores pistas de bicicross (BMX). O local tem espaço para caminhada, um campo para futebol de areia e prática de voleibol, parquinhos infantis, pista de skate, academia ao ar livre e uma areninha. Além de estação do Bicicletar, facilitando o acesso ao espaço e à feirinha livre, que acontece aos domingos.

O Parque Rachel de Queiroz foi totalmente requalificado, sendo hoje uma ótima opção de lazer, de apreciação da natureza, de convivência e esporte para os fortalezenses. O espaço verde de preservação da fauna e flora, reúne riquezas naturais, paisagismo e urbanização com calçadão, pontes, pista de circulação, ciclofaixa, brinquedos, bancos, e equipamentos de academia, anfiteatro, quiosques, além de quadras, areninha, pet place, espiribol e playground. A obra tão aguardada pelos moradores da região, foi reconhecida com o prêmio “Obra do Ano” do portal ArchDaily.

Meu bairro, nossa Câmara

A segunda edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara” acontece no dia 1° de julho, na Regional 3. O ponto de encontro será na Escola de Tempo Integral Maria José Santos Ferreira Gomes, no bairro Quintino Cunha, a partir das 8h.

Foto: ZéRosa