Regional 1: projetos transformam a vida da juventude por meio da arte, cultura e esporte

01/06/2023 - Anna Regadas

Cursos profissionalizantes, práticas esportivas, aulas de dança são algumas das atividades ofertadas na região.

Transformar a vida de crianças e adolescentes, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade social, por meio da arte, cultura e esporte, tem sido o trabalho realizado por alguns equipamentos e instituições da Regional 1. O Cuca Barra do Ceará, por exemplo, foi o primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte criado em Fortaleza, no ano de 2009 e que tem tido um grande impacto para a juventude da região.

Como explica o presidente do Instituto Cuca, Caiubi Mani. “A gente percebe esse encantamento do jovem da comunidade por essa possibilidade de ter uma esperança e de enxergar no equipamento o caminho para desenvolver o seu percurso e sonhar com o futuro e esse futuro pode ser o que ele desejar, a partir das ferramentas que o Cuca oferece. Pode ser no esporte, na arte, na comunicação, e na inovação e tecnologia ou simplesmente em qualquer área de trabalho. Isso é de extrema importância porque a gente consegue garantir que a juventude continue sonhando e tendo a possibilidade de realizar seus sonhos”, afirmou.

Ele conta que o Cuca Barra surgiu por uma demanda da própria comunidade. “Ele foi o pioneiro e deu origem a todos os demais equipamentos da Rede Cuca. Surgiu de uma demanda social e isso é muito particular e importante porque ao passo que o Cuca é pensado e construído a partir de uma demanda da própria comunidade ele integra a comunidade na sua essência de uma forma muito produtiva e harmônica, o que acaba tirando resultados excelentes para o território”, apontou.

O Cuca Barra oferta diversas atividades, desde práticas esportivas, cursos de artes (dança, teatro e música), cursos de formação (nas áreas de tecnologia, linguagens, ciência e educomunicação), além de oficinas e capacitações profissionalizantes, garantindo oportunidades para a juventude que reside na região. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas presencialmente ou no Portal da Juventude.

No Jardim Guanabara, bairro que possui um dos menores índices de IDH de Fortaleza,  o Instituto Perifa de Arte, Cultura e Cidadania do Ceará, (IPAC-CE) tem sido fundamental para prestar assistência à comunidade com a oferta de diversos serviços que vão desde o atendimento psicossocial até a realização de cursos profissionalizantes , aulas de Ballet, Teatro, Canto e Dança, entre outras atividades.  

Segundo o presidente do Instituto Perifa, Paulo Mateus, o trabalho desenvolvido pela instituição tem impactado na vida das pessoas do bairro, que vivem em situação de vulnerabilidade social “Hoje o Instituto atende mais de cem famílias, 60 crianças e 80 jovens. Então vejo a importância de contribuirmos para o crescimento da arte, cultura e cidadania da nossa comunidade. E a cada dia estamos conseguindo integrar mais famílias, tirando jovens da ociosidade e inserindo elas por meio dos projetos sociais na cultura, no esporte e também em cursos profissionalizantes dando oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou.

Promovendo a formação na área de conservação e restauração do patrimônio cultural material e recuperação, bem como a valorização do patrimônio imaterial, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu do Instituto Dragão do Mar, localizada na Jacarecanga, tem garantido o direcionamento profissional dos jovens da comunidade.

Como reforça a coordenadora pedagógica da Escola, Francineide Chaves. “A Escola cumpre o papel de melhoria de vida, de mudança de pensamento, olhar. Desperta nas pessoas o desejo de crescer, de buscar algo mais na vida e dá um direcionamento mesmo”, declara Francineide, destacando que a Escola tem esse poder de reverter situações de desigualdade social, contribuindo também para a erradicação da pobreza de localidades mais carentes.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Escola. O público-alvo é formado, preferencialmente, por jovens estudantes de escolas públicas, bolsistas de escolas particulares e/ou em situação de vulnerabilidade social. Os alunos são beneficiados com todo o material didático necessário ao seu desenvolvimento e aprendizagem no curso. Eles também recebem passcard e lanche para todos os dias de aula.

Outra instituição que tem desempenhado um papel importante é a Casa de Vovó Dedé na Barra do Ceará. Tendo a música como pilar, a instituição oferta 16 cursos e desenvolve formações de grupos musicais e apresentações A Escola também oferece capacitações na área da tecnologia, por meio de oficinas e cursos como: audiovisual, animação, design gráfico, fotografia, entre outros.

Esporte

O esporte também é uma importante ferramenta de transformação social. Em Fortaleza, os equipamentos disponibilizados pela Prefeitura à população como quadras poliesportivas, pistas de skates, futmesas, e Areninhas tem democratizado o acesso ao esporte, estimulado a prática de atividades físicas, desportivas e recreativas, sendo instrumentos de inclusão social e promoção do bem-estar físico e psicológico.

As Areninhas, por exemplo, tem impactado a vida de comunidades que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Como aponta o secretário municipal de Esporte e Lazer de Fortaleza, Ozires Pontes. “As Areninhas são implantadas em áreas de alta vulnerabilidade social, com baixo índice de IDH. Quando ocupamos o espaço, com o equipamento, mudamos a situação não só da localidade, como de todo o bairro, por inserir a prática do esporte, do lazer e a oportunidade de um espaço para convivência familiar”.

O gestor reforça o impacto que a política traz para a comunidade. “Não é só o futebol. É toda uma valorização local que acontece. É a economia que gira quando o espetinho começa a ser vendido, o algodão doce. A interação social por meio das academias ao ar livre no entorno das Areninhas. Então é uma política pública de muito sucesso”, afirma Ozires.

A Regional 1 conta com 13 Areninhas. Os equipamentos possuem os núcleos do Projeto Atleta Cidadão, que promovem a integração social e o entretenimento por meio do esporte.

Confira quais são:

  • Areninha Pirambu (Av Presidente Castelo Branco, 1910, Pirambu)
  • Areninha Barra do Ceará – Goiabeira (Rua Dos Abolicionistas, S/N Barra do Ceará) 
  • Areninha Beira Rio – Morro do Santiago (Rua Ceci, nº 315, Barra do Ceará)
  • Areninha Lagoa do Urubu (Floresta Rua Antenor Almeida, S/N, Floresta)
  • Areninha Alderi Duarte Belo – Campo do Canção – (Rua Alfa, s/n, Vila Velha)
  • Areninha Carlito Pamplona (Avenida Francisco Sá com Rua Dom Hélio Campos, Carlito Pamplona)
  • Areninha Cristo Redentor (Rua Santa Elisa, S/N, na altura do n° 1500, Cristo Redentor)
  • Areninha Campo do São Pedro (Rua Larga/ Rua Ana Maria e Rua Graças Alcançadas, Barra Do Ceará)
  • Areninha Tancredo Neves (Vila Velha) – Vasquinho (Av. K, S/N, Vila Velha)
  • Areninha Jardim Iracema (Conselheiro Lafaiete, 244, Jardim Iracema
  • Areninha Carrapicho* (R 31, s/n com Rua Boa Vista)
  • Areninha Conjunto Padre Hélio (Rua Graça Aranha com Travessa Graça Aranha – Padre Hélio)
  • Areninha Praça Beira Rio – Vila Velha (Rua 23 com Avenida E, Vila Velha).

A Regional 1 também tem grande potencial para o esporte aquático devido a orla Vila do Mar, na Barra do Ceará. O espaço conta com escolinhas de surf, kitesurf, sendo uma ótima opção de lazer para famílias com crianças e pets ou grupos de amigos que buscam diversão ao ar livre. Lá também é possível fazer caminhadas, andar de bicicleta e correr. 

Foto: Mateus Dantas